Futebol

22-09-2016 11:56

Valência anuncia a criação da sua primeira escola na China

O país asiático já anunciou a sua ambição em tornar-se uma potência futebolística.
Aduriz e Mangala num Valência -Athletic Bilbao

Aduriz e Mangala num Valência -Athletic Bilbao

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O clube espanhol Valência anunciou a criação da sua primeira escola de futebol na China, numa parceira com a empresa chinesa Growable Sports, por um período inicial de três anos.

O Valencia CF Soccer School foi apresentado em Xangai, a ‘capital’ económica da China, pelo presidente do clube espanhol, Layhoon Chan, e o ex-futebolista internacional chinês Sun Ji, fundador da Growable Sports.

"Estamos felizes por colaborar com a Growable Sports, porque está focada em partilhar valores que o futebol pode ensinar aos nossos jovens e cultivar a paixão pelo desporto entre as crianças", afirmou Chan.

"Os seus valores estão muito alinhados com os da Academia VCF", acrescentou o líder do clube espanhol, durante a apresentação da nova escola, que terá capacidade para acolher cerca de 2.000 alunos.

Segundo o Valência, o programa da escola inclui o desenvolvimento de atletas do escalão juvenil, formação de treinadores, intercâmbios e a realização de jogos amigáveis.

Trata-se de uma iniciativa já fomentada na China por outros emblemas europeus e antigas glórias do futebol, depois do país asiático ter anunciado a sua ambição em tornar-se uma potência futebolística.

Em 2014, o antigo capitão da seleção portuguesa Luís Figo lançou uma academia da modalidade na China, que está hoje implementada em 16 cidades chinesas, empregando no total 60 treinadores portugueses.

No conjunto, a Academia Luís Figo conta com 5.000 alunos - crianças e adolescentes entre os quatro e 13 anos.

No ano passado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, anunciou em Pequim a construção de 20 academias na China, até 2018.

O Benfica abriu também, no ano passado, uma academia de futebol em Hangzhou, a capital da próspera província de Zhejiang, na costa leste da China.

Conteúdo publicado por Sportinforma