O presidente da Associação de Futebolistas de Espanha (AFE), Luis Rubiales, disse esta quinta-feira que o sindicato deve aprovar, na próxima assembleia, um código de ética para os jogadores.

“Atualmente, estamos a trabalhar num código que esperamos seja aprovado na próxima assembleia de futebolistas”, explicou o presidente, que participou no encontro ‘World Football Summit’, em Madrid.

Luis Rubiales esteve ao lado de Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, num debate sobre a ética no futebol, juntamente, o diretor do sindicato britânico, Bobby Barnes.

“Para nós, o futebol é uma escola de valores. Trabalhamos para que se conservem na conduta dos futebolistas”, acrescentou o dirigente.

Rubiales abordou vários temas, entre os quais os resultados viciados, dizendo que “é uma questão de máfias” que transcende os jogadores e, por vezes, as organizações competentes cometem este tipo de “erro” sob ameaça de “vida ou morte”.

A venda centralizada dos direitos televisivos foi também abordada, devido à discrepância entre as verbas que recebem o último classificado da primeira liga e o primeiro da segunda.

Luis Rubiales lembrou que a diferença de valores passou de 18 para 35 milhões de euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.