Diego Simeone é o rei das vitórias pela margem mínima. Desde que assumiu o comando técnico do Atlético de Madrid em 2012, vitórias por 1-0 foi o resultado mais comum na equipa dos ‘colchoneros’. Ao todo, Diego Simeone venceu por este resultado 49 vezes, um número mais alto do que as cinco principais ligas europeias.

A equipa que mais se aproxima do resultado da equipa de Simeone é a Juventus com 40 triunfos pela margem mínima. Seguem-se Athletic Club com 33 e Saint Etienne com 29 vitórias.

A ideia de colocar os resultados à frente das exibições foi uma das concepções impostas por Simeone quando chegou a Madrid. O importante era e é conseguir vitórias e arrecadar os três pontos.

Com efeito, a competição privilegiada tem sido a Liga Espanhola que assistiu a 30 das 49 vitórias de 1-0 do Atlético de Madrid para um total de 90 pontos conquistados por apenas um golo de diferença.

Em termos de adversários, houve 34 equipas que sofreram com o pragmatismo frio de Diego Simeone. O ‘alvo’ principal foi o Espanhol de Barcelona que por quatro vezes perdeu 1-0 com o Atlético de Madrid. Seguem-se Villarreal e Real Madrid (derrotados três vezes pela margem mínima) e Bayern Munique, Bétis e Athletic (duas ocasiões).

Este ano a tendência mantém-se na Liga Espanhola, mas em menos quantidade. O Atlético de Madrid já conta com com seis vitórias por 1-0 estando empatado com o Nice no 1º lugar deste registo na presente temporada.

Na última jornada de La Liga verificou-se isso mesmo. Nicolás Gaitán fez o único golo do encontro entre Atlético de Madrid contra o Bétis de Sevilha. Um tento solitário que rendeu três pontos nesta 19ª jornada e colocou os ‘colchoneros’ no quarto lugar depois de o Villarreal ter empatado a zero. O quarto posto da classificação é o último que dá acesso à Liga dos Campeões.

Diego Simeone chegou ao comando técnico do Atlético de Madrid em 2012. No tempo que passou na capital espanhola, ‘el cholo’ conquistou uma Taça do Rei, um campeonato espanhol e uma Supertaça de Espanha. Na Europa, o clube madrileno chegou a duas finais da Liga dos Campeões e venceu uma Liga Europa (2012).