Falta apenas uma jornada para o fim da primeira volta em Espanha e o Real Madrid segue na frente com um percurso quase perfeito ao fim de 18 jornadas. Os homens orientados por Zinedine Zidane só perderam um encontro até à última ronda da primeira volta e lideram com mais um ponto do que o surpreendente Sevilha. Apesar de a vantagem ser curta, os ‘merengues’ ainda têm uma oportunidade para alargá-la uma vez que têm menos um jogo (jornada em atraso frente o Valência).

Com Cristiano Ronaldo em evidência (melhor marcador da equipa) e sem Bale que se lesionou com alguma gravidade, o Real Madrid acumulou 12 vitórias, quatro empates e uma única derrota. Com esta série de resultados, os ‘merengues’ chegaram aos 40 pontos, um número mais alto do que na temporada passada, mas que não chegou para fazerem a curva do campeonato em primeiro lugar perante os 42 do Barcelona.

Esta temporada, no entanto, viu a equipa de Messi e companhia com mais deslizes do que é habitual. Os ‘blaugrana’ estão na terceira posição com um atraso de seis (podem vir a ser nove) pontos derivados de duas derrotas e cinco empates. Nas 12 vitórias conquistadas, os homens de Luís Enrique, o Barcelona demonstrou um verdadeiro poder de fogo ao terminar a primeira volta com o melhor ataque da prova. Para este registo em muito ajudou Lionel Messi e Luís Suárez. Os dois jogadores lideram a lista de melhores marcadores da liga espanhola com 14 golos cada um. Ronaldo fecha o pódio com 12 tentos.

Do sul de Espanha chegou um candidato

A grande surpresa desta primeira volta acaba por ser o Sevilha. A equipa de Daniel Carriço tem estado em grande forma e está perto de fazer a curva do campeonato a um ponto do líder. Com efeito, a equipa ‘andaluza’ pode até ser primeira classificada se vencer o seu último encontro da primeira volta contra o Osasuna e o Real Madrid não vencer.

Depois de ter vencido a equipa de Zidane na última jornada. ( link), os ‘sevilhanos’ quebraram a quebraram a invencibilidade ‘merengue’ que estava perto de atingir o recorde mundial. Na primeira volta, terminam com um registo que dá acesso direto à Liga dos Campeões para a próxima época. Este ano, estão nos oitavos de final frente ao Leicester CIty.

Em sentido inverso à ascensão do Sevilha está o Valência que tem desiludido os fãs na primeira metade da temporada. A equipa do multimilionário Peter Lim é um dos emblemas históricos da Liga Inglesa, mas está no 17º lugar da classificação após uma série de maus resultados. A prestação ‘che’ já resultou em duas saídas de treinadores nesta temporada. O primeiro foi Paco Ayestarán que cedeu o seu lugar a Cesare Prandelli. No entanto, o técnico italiano passou apenas três semanas na equipa antes de rescindir com o Valência. A terceira alternativa surgiu de ‘dentro’ da estrutura com a chegada de Voro para assumir o comando técnico.

Falta apenas uma jornada para que a primeira volta termine totalmente. A Liga Espanhola é uma das mais vistas por todo o Mundo que observou o Barcelona conquistar o bicampeonato. Esta temporada, o Real Madrid quer voltar a conquistar competições domésticas. No entanto, os candidatos ao título continuam com a Liga dos Campeões debaixo de olho.