O processo de renovação - ou não-renovação - de Lionel Messi tem feito correr muita tinta em Espanha. Esta quarta-feira o jornal Marca faz manchete com o tema e indica que o Barcelona ainda não apresentou uma proposta formal ao argentino.

Mais do que isso, o referido diário, sediado em Madrid, noticia que o clube catalão também não apresentou a Messi o "plano desportivo para o futuro" do clube, algo que para o jogador é tão importante como o valor que receberá por cada época.

Enquanto o processo está "congelado", várias personalidades têm lançado achas para a fogueira, nomeadamente Pere Gratacós, que defendeu que Messi "não seria tão bom jogador sem Iniesta, Neymar ou Piqué". As declarações levaram o Barcelona a afastar Gratacós do cargo de responsável pelas relações institucionais desportivas com a Federação espanhola.

Entretanto, e face à inércia do Barcelona no que toca a uma renovação de Messi, vão surgindo rumores de clubes interessados em receber o jogador. E, na verdade, qual é o clube que não gostaria de ter 'La Pulga'? O Manchester City, treinado por Pep Guardiola, é apontado em particular como possível destino do craque.

O Barcelona já havia tentado a renovação de Messi no último verão, mas o jogador argentino não quis conversar, visto estar a ultrapassar a 'ressaca' da derrota da Argentina na Copa América e a enfrentar um processo judicial referente a evasão fiscal. Agora, porém, o Barcelona terá mesmo de tomar uma decisão e iniciar conversações com o argentino se quiser evitar que este vá brilhar para outros relvados.