O Real Madrid retirou um dos elementos do seu símbolo em todo o merchandising vendido em alguns países árabes. A alteração diz respeito à eliminação da Cruz de Cristo, presente no topo da coroa do emblema madrileno.

A Marka, uma empresa de retalho nos Emirados Árabes Unidos, conseguiu os direitos exclusivos de “criação, distribuição e venda dos produtos do Real Madrid” nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita, no Qatar, no Kuwait, no Bahrain e Omã, revelou um comunicado da companhia.

No entanto, o vice-presidente da Marka, Khaled al Mheiri, referiu à Reuters que o símbolo foi alterado, devido a algumas sensibilidades culturais.

“Temos de ter noção de que partes do Golfo [Pérsico] são sensíveis a produtos que contenham a cruz [de Cristo]”, referiu al-Mheiri.

Recorde-se que os seis países do Golfe Pérsico, onde a Marka irá vender e distribuir os produtos ‘blancos’, são todos de maioria muçulmana.

Este acordo permite à empresa de retalho vender produtos de vestuário, como t-shirts ou polos com o nome e o símbolo do Real Madrid, com as vendas dos produtos a iniciarem-se em março, confirmou o vice-presidente da companhia.

A Reuters tentou contactar o Real Madrid sobre este assunto, mas os responsáveis madrilenos não responderam ao e-mail enviado pela agência noticiosa.

Esta não é a primeira vez que o símbolo foi alterado. Em 2014, o Real Madrid removeu a Cruz de Cristo do seu emblema, quando este foi usado pelo seu patrocinador: O Banco Nacional de Abu Dhabi.