Nani revelou aquilo que o Sporting faz para conseguir exportar tantos extremos de qualidade: a liberdade. O jogador português refere que a liberdade que se dá aos jogadores talentosos é o mais importante.

"Em Portugal há uma cultura das canteras de deixar os talentos dos miúdos fluírem. Nunca nos cortaram a liberdade de expressar o talento. O Sporting era uma fábrica de jogadores de qualidade. Todos sabiam driblar e fazer coisas incríveis. E logo, já nos séniores, se via todo o seu potencial", referiu Nani, em entrevista ao jornal regional espanhol Levante - El Mercantil Valenciano.

O extremo português falou também da sua mãe, a "pessoa mais importante da vida" e da conquista de Portugal do Europeu 2016, no passado verão.

"Portugal é um país mestiço e alegre, mas passou mal com a crise. [A conquista do Europeu era] A confiança que o povo necessitava para se levantar, erguer-se e demonstrar que Portugal também tem gente boa e capaz de ganhar algo. Foi uma libertação. E [um aumento de] auto-estima para todos. Agora há demasiada confiança: pensam que vamos ganhar o Mundial da Rússia (risos), refere.

O extremo português referiu que a Liga Espanhola é "muito boa, com bom futebol", mas que não se pode comparar Old Trafford, estádio do Manchester United com o Mestalla, casa do Valência.

"Old Trafford está a outro nível. O Mestalla é um estádio fantástico e o Valencia é um clube fantástico, mas falta grandes jogadores todos os anos ao mais alto nível e faltam títulos. O Manchester está numa mudança geracional.

A viver uma nova aventura em Espanha, Nani não está a viver das melhores experiências no Valência. Com o terceiro treinador na mesma época, o clube 'che' segue no 15º lugar, com apenas mais quatro pontos do que o primeiro clube abaixo da 'linha de água'. O jogador português conta esta temporada com 17 partidas disputadas e dois golos marcados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.