O Atlético de Madrid ascendeu, provisoriamente, ao terceiro lugar da liga espanhola de futebol, ao vencer o por 2-0, numa 29.ª jornada marcada pelo feito histórico do Eibar.

Primeiro dos primeiros classificados a entrar em campo, o Atlético de Madrid não desperdiçou a ocasião, impondo-se por 2-0 na visita a Málaga, com golos de Koke (26 minutos) e de Felipe Luis (74).

Com os três pontos conquistados, os ‘rojiblancos’ sobem ao terceiro lugar do campeonato espanhol, somando 58 pontos, menos um do que o Sevilha, que no domingo recebe o Gijón, e menos sete do que o líder Real Madrid e cinco que o ‘vice’ FC Barcelona.

Já o Málaga, que manteve o português Duda no banco, está cada vez mais afundado na tabela, ocupando a 16.ª posição, com 27 pontos.

O outro protagonista dos jogos hoje disputados na liga espanhola foi o Eibar que, ao vencer o Villarreal por 3-2, bateu o recorde de pontos (44) e de vitórias (12) na sua curta carreira na primeira divisão.

No Estádio de la Cerámica, os visitantes conseguiram derrotar, pela primeira vez, o Villarreal no principal escalão do futebol espanhol, passando a somar 44 pontos, o seu máximo histórico, ainda com nove jornadas por jogar.

A equipa da casa até começou melhor, com Soriano a fazer o primeiro golo aos 18 minutos, mas permitiu que o Eibar, com o português Bebé no banco, marcasse três golos de seguida: Pedro León empatou, de grande penalidade, aos 48 minutos, e Kike (54) e Inui (77) completaram a reviravolta.

Soriano ainda ‘bisou’ aos 89 minutos, mas o golo foi insuficiente para evitar que a equipa orientada por José Luis Mendilibar conquistasse os três pontos e, assim, superasse os 43 somados na temporada passada, a sua segunda em ‘La Liga’.

O triunfo diante do Villarreal, sexto com 48 pontos e equipa menos goleada do campeonato espanhol, é o 12.º do Eibar esta época. As 12 vitórias atuais do oitavo classificado superam as 11 amealhadas em 2015/2016.

Durante a tarde, o Osasuna perdeu em casa com o Athletic Bilbau (1-2) e a Real Sociedad empatou 1-1 na receção ao Leganés.