A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) instaurou hoje um inquérito disciplinar ao Eldense, que está a ser investigado pelas autoridades policiais por suspeita de resultado combinado no jogo com o Barcelona B, que perdeu por 12-0.

A polícia espanhola deteve o treinador do Eldense e um responsável do clube da segunda divisão B espanhola, na sequência da denúncia feita por Cheik Saad de que o resultado foi combinado por quatro companheiros de equipa, com a conivência do técnico.

O técnico Filippo Vito, detido na segunda-feira à noite, orienta a equipa desde janeiro, altura em que o clube passou a ser controlado por um grupo empresarial italiano, cujo responsável também foi preso.

A comissão de gestão do clube anunciou no domingo a desvinculação do grupo de investimento italiano e a suspensão da atividade desportiva de equipa principal, por suspeita de envolvimento de alguns jogadores em esquemas de viciação de resultados.

Com 32 jornadas já disputadas, o Eldense ocupa o 20.º e último lugar do grupo 3, com apenas 14 pontos, já a distantes 16 pontos do penúltimo, o Levante B, e já está matematicamente despromovido.