O Athletic de Bilbau defendeu com sucesso o seu sexto lugar na liga espanhola de futebol, ao ganhar por 3-0 em Vigo na jornada 35 da prova.

O sexto lugar é o último a valer acesso direto à fase de grupos da Liga Europa e por ele lutam 'ombro a ombro' duas formações bascas - o Athletic, que está com 62 pontos, e a Real Sociedad, que o persegue, com 61.

Raúl Garcia, por duas vezes, aos 35 e 50, e Mikel Rico, aos 83, fizeram os golos no terreno do Celta.

O oitavo do campeonato, o Eibar - igualmente basco -, também jogou hoje e ganhou, impondo-se ao Leganés por 2-0, com golos de Kike (62) e Serge Enrich (66). Segue com 54 pontos, com escassas hipóteses de fazer melhor.

Também hoje, Ruben Pardo (12) adiantou o Betis no Benito Villamarín, mas quem ganhou foi o Alavés (Krsticic, Sobrino, Santos e Katai marcaram no segundo tempo).

O Deportivo, com os portugueses Luisinho e Bruno Gama a titulares, não foi além de um empate em Pamplona com o já despromovido Osasuna. Mondragon e Juanfran marcaram para a formação da casa e Guilherme bisou para os galegos.

A jornada termina segunda-feira com o Málaga-Sevilha, crucial para o 'ataque' dos sevilhanos ao terceiro lugar.

Após uma jornada em que quase todos os primeiros jogaram no sábado, o FC Barcelona comanda com 81 pontos, tantos quantos tem o Real Madrid (um jogo a menos). Seguem-se Atlético de Madrid, com 71, Sevilha, com 68 (menos um jogo) e Villareal (63).