A Fundação Messi está a ser alvo de investigações por parte do fisco espanhol na sequência da condenação do jogador devido a fraude fiscal. Depois de ontem ter saído a sentença de 21 meses de pena suspensa. De acordo com o jornal Marca, a fundação do internacional argentino tinha de investir 70% das receitas em projetos sociais, mas essa premissa não se verifico.

Um dos motivos das investigações estão as receitas relativas ao ano de 2014. Nessa altura, a fundação registou receitas no valor de 1,4 milhões de euros, mas apenas 23% desses valores foram investidos em projetos sociais sendo que 31% das receitas foram utilizadas em serviços de assessoria.

Outro dos pontos da investigação destacado pelo jornal Marca é o facto de o Barcelona ser o principal doador de receitas para a Fundação Messi. O clube catalão já colocou mais de cinco milhões de euros na organização.

A Fundação Messi é liderada pelo jogador, pelo pai e pelo irmão que, desde 2007 têm estado nos comandos da organização não governamental.