O internacional francês Eric Abidal foi hoje nomeado embaixador do FC Barcelona e irá integrar uma equipa de lendas do clube catalão que dentro de dias defrontará, em Camp Nou, as lendas do Manchester United.

Abidal volta, assim, a vestir a camisola do ‘barça’, que representou durante várias épocas como lateral esquerdo e defesa central, entre as épocas 2007/2008 e 2012/2013, nas quais conquistou quatro Ligas espanholas e duas Ligas dos Campeões Europeus, entre outros troféus.

Ao jogador francês, foi-lhe diagnosticado em 2011, ainda ao serviço do clube catalão, um tumor no fígado, que o obrigou a sujeitar-se a um transplante e a viver o pior momento da sua carreira desportiva, que o levou mais tarde a deixar o clube catalão e a assinar pelo Mónaco.

Depois de assinar o acordo, na presença do presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, para assumir as funções de embaixador do clube, Abidal manifestou a sua alegria pelo regresso ao Nou Camp.

“Será sempre um prazer compartilhar momentos com ex-jogadores do clube e, sobretudo, difundir a mensagem que do FC Barcelona, os seus valores. Mas, eu não sou uma lenda. A minha história aqui marcou muita gente, sobretudo no plano desportivo, mas também no pessoal pela doença”, disse.