Futebol

29-06-2017 17:31

Ronaldo, Mbappé, Morata, James... Real Madrid promete monopolizar o mercado

Os merengues prometem agitar o mercado, com entradas sonantes, mas também com a saída de alguns jogadores.
Mbappé é um dos alvos do Real Madrid
Foto: Sascha Schuermann

Mbappé é um dos alvos do Real Madrid

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O Real Madrid poderá vir a ser o nome mais ouvido neste mercado de transferências que encerra a 31 de agosto, na maior parte dos países europeus. Os merengues prometem agitar o mercado, com entradas sonantes, mas também com a saída de alguns jogadores, entre eles Cristiano Ronaldo.

Mira apontada aos jovens craques

Antes do início do mercado de transferências, já os ´blancos` tinham contratado o jovem brasileiro Vinicius, de 16 anos, por quem pagaram qualquer coisa como 45 milhões de euros.

Mas o ataque ao mercado está dependendo de Cristiano Ronaldo. O craque português provocou uma verdadeira tempestade na capital espanhola, de onde não param de sair notícias da sua insatisfação no Bernabéu e vontade de sair. Além da falta de apoio por parte dos adeptos (Ronaldo é muitas vezes assobiado pela ´afición` merengue no próprio Bernabéu), a investigação a que está a ser alvo por parte das autoridades fiscais espanholas poderá levar o português a mudar de ares. O PSG parece ser o clube mais interessado em contar com CR7, num negócio que poderá ser feito por valores acima dos 100 milhões de euros.

Ora a situação de Ronaldo poderá condicionar tudo. Se o português ficar, Florentino Pérez deverá ser mais cometido nas contratações, mas se sair, o presidente do Real Madrid poderá ser obrigado a abrir os cordões a bolsa e dominar o mercado de transferências, de forma a saciar a sede de craques dos adeptos merengues.

Um dos alvos dos merengues é o jovem Kylian Mbappé Lottin, a grande revelação da edição transata da Liga dos Campeões. O avançado de 18 anos do Mónaco tem meia Europa à perna, sendo que o Real Madrid parece estar na ´pole position` para garantir a sua contratação, de acordo com o jornal espanhol ´AS`. Os campeões franceses pedem 100 milhões de euros pela joia da coroa, preço que Florentino Pérez estará disposto a pagar para ter no Bernabéu um dos jogadores do momento.

Mas o Real não ficará por aqui. Os campeões espanhóis e europeus devem voltar à carga por um guarda-redes, mas agora o alvo é outro. Falhada a contratação de David De Gea e com Courtois quase impossível, o alvo merengue é Donnaruma. O jovem guardião do Milan recusa renovar contrato, o que poderá facilitar a sua saída. O Real Madrid deverá aproveitar o mal-estar entre o jogador e a direção do clube italiano para contratar um dos guarda-redes do momento a preço mais baixo do que o valor de mercado.

James, Morata (e possivelmente Bale e Benzema) na porta de saída

Além de Ronaldo, o Real Madrid prepara-se também para perder James Rodriguez e Álvaro Morata. O colombiano há muito que deixou de ser imprescindível e a sua má época com Zidane ao leme transformou ´El Bandido` num problema. O Real Madrid pagou 75 milhões pelo colombiano de 25 anos, pelo que é natural que queria recuperar parte desse investimento. Em Espanha dizem que os merengues pedem 70 milhões pelo passe do médio. Há muitos clubes interessados, entre eles o Manchester United e o AC Milan.

Outro jogador que poderá abandonar o Bernabéu este verão é Álvaro Morata. O jovem avançado tem muito mercado, principalmente em Inglaterra onde o Manchester United de Mourinho surge na ´pole position` para garantir a sua contratação. A possível saída de Zlatan Ibrahimovic obriga os ´red devils` a investirem forte no mercado, sendo que o internacional espanhol é um dos alvos principais. O facto de o Real Madrid não contar muito com o jogador de 24 anos poderá facilitar o negócio. Os dois clubes têm boas relações, pelo que não deverá ser difícil chegarem a um acordo.

Mas a lista de galácticos que podem deixar o clube não param por aqui. Benzema tem tido uma produção intermitente, apesar de merecer a confiança de Zidane. O seu comportamento fora de campo tem sido muito questionado e o facto de o clube estar empenhado em rejuvenescer o plantel poderá ditar a saída do francês. Também Gareth Bale não tem o lugar assegurado. As sucessivas lesões do galês, aliado ao facto de ainda não ter rendido no Bernabéu o que se espera dele, poderá levar Florentino Pérez a prescindir dos seus serviços, desde que apareça a proposta certa. Em Inglaterra falam do interesse do Manchester United de José Mourinho nos seus serviços.

Com o dinheiro das vendas de Morata e James (e possivelmente de Benzema e Bale), o Real Madrid encarará o mercado com outros olhos. A verba encaixada servirá para atacar Mbappé, Donnaruma, mas também outros jovens como Ceballos, Sandro Ramires.

Aubameyang e Dybala interessam, Jesús Vallejo e Marcos Llorente regressam

Mas há outros craques que Florentino Pérez poderá contratar. Pierre-Emerick Aubameyang é um deles. O avançado do Borussia Dortmund é um dos jogadores com mais mercado e a saída de Morata poderá ser o seu ´passaporte` de entrada no Bernabéu, caso os merengues falhem a contratação de Mbappé. Outro nome falado em Espanha para o ataque é o do argentino Paulo Dybala, jogador da Juventus.

Na defesa, a saída de Fábio Coentrão poderá abrir a vaga para a entrada do francês Theo Hernández, de 19 anos, um dos destaques do Alavés. Os merengues poderão desembolsar 24 milhões de euros para a sua contratação. Também para a defesa deverá entrar o central Jesús Vallejo, 20 anos, que estava cedido ao Eintracht Frankfurt, para o lugar de Pepe que termina contrato e vai deixar o clube.

Outro jogador que deverá voltar ao Real Madrid é o médio Marcos Llorente, de 22 anos, que esteve emprestado ao Alavés.

Depois de apenas ter gasto 30 milhões de euros em contratações no último verão, o Real Madrid prepara-se para ser o centro das atenções deste mercado.

Conteúdo publicado por Sportinforma