A Polícia espanhol suspeita que Ángel Maria Villar, presidente da Federação Espanhola de Futebol (FEF), promoveu jogos entre a seleção espanhola e outras seleções, com o fim de obter "benefícios para a contratação de serviços e outras relações comerciais em proveito do do seu filho Gorka, advogado especialista em direito desportivo"

Segundo informa o El País, os jogos da seleção espanhola que estão em suspeita são o Espanha-Bosnia, jogado no dia 29 de maio de 2016 em St. Gallen, na Suíça e o Espanha-Coreia do Sul, jogado no dia 1 de junho de 2016, em Salzburgo, na Áustria. Os dois amigáveis eram jogos de preparação para o Europeu de França, que se realizou esse ano.

Quatro detidos na operação policial contra a Federação Espanhola

Segundo avança o jornal espanhola Marca, são quatro os suspeitos de corrupção na operação realizada à Federação Espanhola de Futebol pelas autoridades.

Ángel Maria Villar: Presidente da FEF desde 1998, foi reeleito para o oitavo mandato consecutivo no cargo no dia 6 de abril. Vice-presidente da FIFA, Villar foi detido em casa durante esta manhã por agentes da Unidade Central Operativa. Está a ser investigado por uma presumível administração desleal, apropriação indevida e falsificação de documentos durante o seu cargo no organismo.

Gorka Villar: Filho de Ángel Maria Villar, advogado especialista em direto desportivo e Diretor Geral da Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL). Nunca teve um cargo na FEF. Investigação está a analisar as suas atividades. Estão a ser investigados jogos amigáveis disputados pela seleção nos últimos tempos.

Juan Padrón: Vice-presidente Económico da Federação Espanhola de Futebol, trabalha no organismo desde 1984. É presidente da Federação de Futebol de Tenerife e é membro da Comissão de Finanças da UEFA e da Comissão do Estatuto do jogador da FIFA.

Ramón Hernández Baussou: Secretário Geral da Federação de Futebol de Tenerife. Exerce o seu cargo de forma ininterrupta desde 1987 depois de trabalhar como colaborador desde 1976.

Autoridades realizam operação contra corrupção na FEF

Recorde-se que a polícia espanhola prendeu hoje de manhã o presidente da FEF, numa operação de luta contra a corrupção, segundo noticia a imprensa espanhola.

As forças especiais da Guardia Civil, responsáveis pela investigação e persecução das formas mais graves de delinquência e do crime organizado, desconfiam que Ángel María Villar e o seu filho, Gorka Villar, realizaram operações em proveito próprio e em prejuízo dos cofres da FEF.

De acordo com a imprensa, o presidente da FEF e outros dirigentes da instituição também teriam cometido várias ilegalidades para assegurar a sua continuação nos cargos que ocupam.