"O Atlético tem bons avançados, que podem jogar em qualquer equipa da Europa, mas estamos a atravessar uma boa fase e, por isso, tudo faremos para concretizar o nosso objectivo", disse Carvalhal.

O técnico “leonino” aproveitou para pôr "água na fervura", ao acrescentar que a equipa "tem os pés bem assentes no chão" e que vai lutar para vencer "com muita humildade, trabalho e o apoio dos adeptos".

Sobre a estratégia que vai utilizar no jogo, fez saber que a equipa de Tiago e Simão Sabrosa "já estava a ser observada" por elementos do Sporting quando jogou a Liverpool, frente ao Everton, na eliminatória anterior, mas não quis entrar em detalhes.

Segundo Carvalhal, os observadores da equipa técnica assistiram aos jogos do Atlético com o Galatasaray, da Turquia, da eliminatória anterior da Liga Europa, e em função das observações feitas, quer nos estádios quer em vídeo, "percebeu qual a estratégia a adoptar" e, por isso, não vê necessidade "de individualizar a importância deste ou daquele jogador".

As ausências de Carriço e Yannick Djaló foram desvalorizadas por Carvalhal, para quem o plantel "tem alternativas com capacidade para os substituir".

Quanto ao modelo de jogo a apresentar em Madrid, Carvalhal confessou que "gostaria de ter Djaló disponível", admitindo que pode optar por jogar "em 4x2x3x1 ou 4x1x3x2, que são as variantes que a equipa tem treinado e consolidado".

Quanto ao seu futuro no clube, recusou comentar o assunto, replicando que a única coisa que pode confirmar é "a evolução da equipa, o seu rendimento colectivo e preparação para o futuro", mostrando a convicção de que os adeptos do Sporting "estão a gostar de ver a equipa jogar".

O lateral direito "leonino", Abel, com titularidade garantida face à impossibilidade de João Pereira jogar na Liga Europa, por já o ter feito ao serviço do Sporting de Braga, seu anterior clube, mostrou-se satisfeito por esse facto.

"Não me revi em muitas críticas que me fizeram, mas foram elas que me deram força para estar ao melhor nível", afirmou Abel.

Para o defesa, na primeira mão da eliminatória com o Atlético de Madrid, vencerá a equipa que "cometer menos erros e que estiver mais concentrada", pelo que espera que o Sporting se apresente "forte para voltar a dar uma grande resposta", à semelhança do que fez nos últimos jogos.

Quanto ao reencontro com Simão Sabrosa, lembrou que se "conhecem bem" e que poderá ocorrer "um bom duelo" entre ambos, enquanto em relação ao ex-benfiquista Reyes reconheceu ser "um "grande talento", mas mostrou-se "preparado para o enfrentar".