Ao serem titulares na eliminação perante o Atlético de Madrid (2-2), em Alvalade, na segunda “mão” dos oitavos-de-final da Liga Europa, Moutinho e Liedson totalizam 53 jogos europeus, deixando para trás o malogrado guarda-redes Damas e Oceano, ambos com 52.

Num embate em que o central Anderson Polga, também titular, ficou mais perto do pódio (soma o 51.º encontro nas competições do “velho continente”), o médio e o avançado entram a par na história dos “leões”.

Em Alvalade desde 2003/2004, Liedson estreou-se pelos “leões” na Europa a 24 de Setembro de 2003, em Alvalade, frente ao Malmö, em encontro da primeira “mão” da ronda inaugural da Taça UEFA: entrou aos 73 minutos, para o lugar do brasileiro Silva e “facturou” aos 85.

Foi o primeiro de 24 tentos europeus do “levezinho”, 10 dos quais na época 2004/2005, empurrando o Sporting para a final da Taça UEFA, perdida ingloriamente em casa, frente aos russos do CSKA de Moscovo (1-3).

No decurso dessa campanha, mais precisamente a 16 de Fevereiro de 2005, em Alvalade, nos 16-avos-de-final, face ao Feyenoord (2-1), foi a vez de João Moutinho cumprir a estreia, ao entrar aos 61 minutos, para o lugar do agora benfiquista Carlos Martins.

Depois disso, Moutinho actuou... em todos os encontros europeus dos “leões”, tendo sido suplente utilizado apenas uma vez e substituído em três ocasiões.

Em matéria de golos, o “capitão” contabiliza apenas quatro, o primeiro em 2007/2007, no 3-0 ao Dínamo de Kiev, para a Liga dos Campeões, e dois já esta época, um com a Fiorentina e outro face ao Ventspils.

No “top 10” dos jogadores “leoninos” com mais jogos nas taças europeias constam, além de Moutinho, Liedson, Damas, Oceano e Polga, os ex-“capitães” Manuel Fernandes (45) e Hilário (44), o agora jogador do Belenenses Beto (43) e ainda Pedro Barbosa (42) e Venâncio (40).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.