Quando hoje o Atlético de Madrid entrar em Alvalade, são vários os jogadores que não vão estranhar a sensação, nem o ambiente “quente” com que os adeptos leoninos irão “brindar” a equipa espanhola.

José Antonio Reyes já vestiu as cores do Benfica (2008/2009) e conhece bem, por dentro, os dérbis lisboetas. Das três vezes que defrontou o Sporting, o internacional espanhol deixou sempre a sua marca, apontando um golo em cada jogo.

Outro dos jogadores do Atlético de Madrid que conhece bem o estádio Alvalade é Simão Sabrosa. O médio foi formado nas escolas do Sporting, jogou três épocas de leão ao peito e rumou posteriormente a Espanha. Depois de uma má experiência no Barcelona, Simão Sabrosa regressou a Portugal e assinou pelo rival da segunda circular, o Benfica.

Em pouco tempo, Simão Sabrosa ganhou o apreço dos adeptos encarnados e tornou-se uma das referências da equipa do Benfica, chegando a envergar mais tarde a braçadeira de capitão.

Esta mudança para o clube rival nunca foi aceite pelos adeptos e sócios do Sporting. Se no jogo da primeira-mão, as claques do Sporting que se deslocaram a Madrid mostraram o seu desagradado com o jogador. Hoje em Alvalade é certo que Simão Sabrosa não terá vida fácil.

Paulo Assunção também está de regresso a Portugal depois de seis épocas a actuar no nosso país. O brasileiro chegou a Portugal através do Nacional da Madeira (2002/2004) e posteriormente prosseguiu a sua carreira no FC Porto (2005/2008).

Quique Flores, que esteve um ano no comando técnico do Benfica, também regressa hoje a Alvalade. Na temporada passada, no único dérbi disputado em Alvalade, a vitória sorriu aos sportinguistas. O actual técnico dos “colchoneros” espera agora poder somar o seu primeiro triunfo no estádio leonino.

Em sentido contrário está Sinama Pongolle. O avançado francês transferiu-se no mercado de Inverno da equipa espanhola para o Sporting. Por ter jogado na Liga Europa ao serviço do Atlético de Madrid, Pongolle hoje irá assistir ao jogo a partir da bancada.

Este jogo fica também marcado por alguns reencontros. Diego Fórlan e Matías Fernández conhecem-se dos tempos do Villarreal. Os dois jogadores sul-americanos actuaram durante uma época (2006/2007) juntos. Caso Carlos Carvalhal aposte no chileno, Matías Fernández e Diego Fórlan poderão encontrar-se novamente em campo, mas em lados opostos.

Por último, Marco Caneira regressou aos convocados do Sporting na Liga Europa e irá hoje reencontrar mais uma vez Quique Flores. O técnico espanhol treinou o defesa durante duas temporadas no Valência (2005/2007).

O jogo Sporting – Atlético Madrid realiza-se esta quinta-feira às 20h05, com transmissão na SIC.