Depois de afastar o Marselha nos "oitavos" - o Liverpool "despachou" o Lille -, o Benfica apresenta-se como um dos grandes candidatos à final de Hamburgo, embora as vicissitudes do sorteio até tenha ditado um confronto difícil, mas para ambas as equipas.

Ainda assim, o Benfica-Liverpool é seguramente o confronto mais importante dos quartos de final, sobretudo pela capacidade e história das formações em causa, que já ergueram a Taça dos Campeões, o clube português duas vezes e o inglês cinco.

Lourenço Coelho, o representante do Benfica no sorteio, disse que o Liverpool era a equipa mais difícil, enquanto Ian Silvester, da formação inglesa, falou numa "eliminatória excitante".

As duas equipas nunca se defrontaram na Liga Europa (nem na antecessora Taça UEFA ou na da Taça das Taças), mas já ombrearam quatro vezes na Liga dos Campeões, com superioridade para os ingleses.

Ainda assim, no último confronto, o Benfica afastou o Liverpool em 2005/06, com duas vitórias (1-0, na Luz, e 2-0 em Anfield Road) e conseguiu o acesso aos quartos de final da prova.

O sorteio ditou ainda a possibilidade de o Benfica, caso supere a formação inglesa - e o Atlético de Madrid faça o mesmo com o Valência -, reencontrar o internacional português Simão Sabrosa e ainda o treinador Quique Flores, que na temporada passada orientou a formação da Luz.

Caso o Benfica passe e o Atlético Madrid seja afastado, a equipa agora orientada por Jorge Jesus terá pela frente o Valência, em cuja equipa alinham os portugueses Miguel e Manuel Fernandes, que já passaram pelo emblema "encarnado".

Nos outros encontros hoje sorteados, fica a garantia da presença de uma equipa espanhola nas meias finais: Valência ou Atlético Madrid - esta equipa o "carrasco" do Sporting -, têm lugar assegurado, já que o sorteio ditou este confronto.

Da Bélgica, e com a orientação técnica do romeno Lazslo Boloni, campeão pelo Sporting, surge o Standard Liège, que joga com o Hamburgo, o outro ex-campeão europeu (1983) presente nos “quartos”, que será “anfitrião” da final.

Por fim, o Fulham, que derrotou categoricamente a Juventus (4-1 em Inglaterra, depois de ter perdido 3-1), defronta o Wolfsburgo, da Alemanha.

A equipa germânica superou o Rubin Kazan, da Rússia, equipa que tinha vindo da Liga dos Campeões.