Quase sempre os ingleses levaram a melhor, mas da última vez que se defrontaram o Benfica não só seguiu em frente na Liga dos Campeões como venceu os jogos das duas mãos: 1-0 na Luz e 2-0 em Anfield Road.

Os "encarnados" eram então treinados pelo holandês Ronald Koeman e os "reds" já contavam com o espanhol Rafa Benitez, que se mantém no comando da equipa.

Em Lisboa, o Benfica garantiu o triunfo com um solo solitário do defesa central brasileiro Luisão, aos 84 minutos, e em Liverpool Simão, com um remate em arco aos 36, e o italiano Miccoli, aos 85, fixaram o resultado.

A história é, no entanto, benéfica aos ingleses, que em todos os anteriores confrontos passaram as eliminatórias e só apenas uma vez tinham perdido (1-0 na Luz), mas sem "estragos" na eliminatória.

Os jogos mais complicados do Benfica com a equipa inglesa viveram-se em 1978 (4-1: golos de Callaghan, Dalglish, McDermott e Neal para os da casa, e Nené para o Benfica), e, sobretudo, em 1984, com 4-1 para os "reds" em plena Luz.

Na ocasião, e depois de já ter vencido em Anfield Road, o Liverpool chegou à Luz e mostrou-se implacável. Chegou ao 2-0 ainda na primeira parte, e na segunda fez mais dois golos, apesar de Nené ainda ter reduzido.

Whelan marcou dois, Johnston um e Ian Rush outro, numa noite em que o guarda redes Bento, titular da baliza do Benfica, se queixou de ter sido encadeado pelos holofotes do estádio, numa noite em que estivera aquém do que habituara os adeptos.

No confronto global o Benfica perde para a equipa inglesa, mas tem o conforto de lhe pertencer a última vitória, que, de certa forma, minimizou os estragos e as memórias mais penosas da década de 80.

A eliminatória da Liga Europa, onde os dois clubes se estreiam em confrontos entre si, está agendada para 01 (na Luz) e 08 de Abril (em Anfield Road).

O vencedor destes quartos de final defrontará nas meias-finais da prova o vencedor da eliminatória entre os espanhóis do Valência e do Atlético Madrid.