No último confronto europeu entre as duas equipas, na edição de 2005/06 dos quartos de final da Liga dos Campeões, o Liverpool perdeu na Luz por 1-0 e depois foi derrotado em Anfield Road (2-0).

Benitez, que volta a visitar a Luz quinta-feira, em embate da primeira “mão” dos quartos de final da Liga Europa, lembra-se bem dessa eliminatória e avisou desde já que quer evitar os mesmos erros.

"Tínhamos conversado sobre os livres do Benfica. Estivemos concentrados durante 87 minutos, mas, depois, o Sami (Hyypia) ‘adormeceu’ e eles marcaram um golo perto do final", disse Benitez ao sítio do Liverpool.

O treinador espanhol lembrou ainda que na segunda “mão” a sua equipa estava mais fraca, sem Hyypia e Riise, ambos lesionados, e que teve que mudar a defesa, com as entradas de Traoré e Warnock.

"Temos que ter equilíbrio entre a defesa e o ataque. Somos mais fortes em relação à última vez que os defrontámos, mas eles também são mais fortes", referiu ainda o técnico dos "reds".

Benitez aproveitou para lembrar que o Benfica ainda tem Luisão, que marcou da última vez, e conta agora com Aimar, um jogador que conhece bem desde os tempos do Valência.

"São uma equipa que está na liderança do campeonato, à frente do FC Porto. E com o FC Porto na Liga dos Campeões, isso mostra bem o quão forte o Benfica é", acrescentou.

O técnico prevê, assim, uma eliminatória difícil e já esta quinta feira adivinha uma “atmosfera fantástica" no Estádio da Luz, num confronto que será uma "oportunidade europeia" para o Liverpool, a fazer uma época interna fraca.

Do lado dos "reds", o treinador já sabe que não contará com os lesionados Fábio Aurélio e Martin Skrtel, enquanto Martin Kelly também se encontra a recuperar de uma lesão no joelho.

O Liverpool viaja hoje para Lisboa, onde dará ao início da noite a conferência de imprensa de antevisão do jogo, que se disputa quinta-feira, a partir das 20:05, sob a arbitragem do sueco Jonas Eriksson.