A Suécia venceu o "ranking" do “fair-play”, com 8.275 pontos, seguida das vizinhas Dinamarca (8.189) e Finlândia (8.147), enquanto Portugal (7.862) figura na 29.ª posição da lista elaborada com base nos jogos disputados pelas equipas dos respectivos países, entre 01 de Maio de 2009 e 30 de Abril de 2010.

Os critérios do "Jogo Limpo" são o respeito pelos adversários e árbitros, o comportamento dos adeptos, dos dirigentes e da equipa, além das óbvias admoestações com cartões amarelos e vermelhos.

Os lugares adicionais na Liga Europa concedidos a suecos, dinamarqueses e finlandeses vão ser ocupados pelos clubes que tiverem melhor registo de "Jogo Limpo" naqueles países e, caso já tenham acesso a competições europeias, a vaga passará para a equipa classificada a seguir e que não se tenha apurado ainda para qualquer prova continental.

A UEFA recordou que é possível que um clube que tenha sido despromovido possa disputar esta competição europeia graças a comportamento exemplar, desde que tenha efectuado correctamente o licenciamento exigido pelo organismo que superintende o futebol continental.