O sorteio, que será conduzido pelo secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, e pelo responsável pelas competições de clubes, Michael Heselschwerdt, tem início marcado para as 12:00 (11:00 em Lisboa).

Primeiro serão sorteadas as primeiras pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, ainda sem Sporting de Braga – que entrará na terceira ronda preliminar – ou Benfica, com acesso directo à fase de grupos.

Uma hora mais tarde são sorteados os jogos das duas primeiras rondas preliminares da Liga Europa, com o Marítimo, quinto classificado da Liga Portuguesa, a entrar na segunda.

O Sporting, quarto no campeonato, só entra na terceira ronda preliminar da Liga Europa, que se disputa em 29 de Julho e 05 de Agosto (sorteio marcado para 16 de Julho), e o FC Porto, terceiro na Liga e vencedor da Taça de Portugal, participa a partir dos “play-offs”, marcados para 19 e 26 de Agosto (sorteio a 06 de Agosto).

Só a passagem nestas fases, com o Marítimo a ter que superar três rondas, o Sporting duas e o FC Porto uma, colocará as equipas na fase de grupos da Liga Europa, a qual tem início a 16 de Setembro, com a primeira jornada.

Na “Champions”, o Sporting de Braga conhece o adversário da terceira pré-eliminatória a 16 de Julho. Caso a equipa minhota siga em frente ainda disputará o “play-off” de acesso à fase de grupos.