O internacional português Ricardo Quaresma marcou hoje o golo inaugural do triunfo caseiro do Besiktas sobre o Plsen (3-0), numa segunda “mão” da terceira pré-eliminatória que vitimou Estugarda e Olimpiacos.

O ex-jogador do Inter de Milão inaugurou o marcador aos 39 minutos, reforçando a vantagem dos turcos, que haviam empatado 1-1 na República Checa. O italiano Matias Delgado e o eslovaco Filip Holosko marcaram os outros tentos.

Por seu lado, Cafu, ex-jogador de Belenenses e Boavista, esteve em “grande” ao serviço dos cipriotas do Anorthosis, ao lograr um “hat-trick” na recepção ao Cercle Brugge (3-1), que virou o 0-1 sofrido na Bélgica.

O avançado Semedo também marcou, logo aos 12 minutos, um golo nos embates disputados hoje, mas insuficiente para apurar o Apollon Limassol, que venceu em casa o Sibir por 2-1, mas tinha perdido na Rússia por 1-0.

No que respeita a surpresas, numa eliminatória em que os portugueses Sporting e Marítimo fizeram o pleno de vitórias, face a Nordsjaelland (1-0 fora e 2-1 em casa) e Bangor City (8-2 em casa e 2-1 fora), respectivamente, as maiores foram as eliminações de Estugarda e Olimpicos.

Os alemães, que tinham perdido por 3-2 na Noruega, face ao Molde, não conseguiram em casa melhor do que um empate a dois tentos, sendo que estiveram mesmo a perder por 2-0 e só chegaram à insuficiente igualdade em cima da hora.

Por seu lado, o Olimpiacos foi incapaz de defender o triunfo caseiro por 2-1 face ao Maccabi Telavive, ao perder por 1-0 em Israel, num embate decidido com um tento de Roberto Colautti, aos 42 minutos.

Destaque ainda para os húngaros do Gyor, que, depois de terem perdido em casa por 1-0, foram a França eliminar o Montpellier na “lotaria” das grandes penalidades (4-3).

Para o “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa seguiram igualmente os “monstros” Liverpool e Juventus, os clubes mais cotados na terceira pré-eliminatória.

Os ingleses venceram em casa o Rabotnicki pelos mesmos 2-0 com que tinham ganho na Macedónia, desta vez com tentos do francês David N’Gog e de Steven Gerrard, enquanto os italianos bateram em casa o Shamrock Rovers por 1-0, após 2-0 fora, com um golo do veterano Alessandro Del Piero.