FC Porto e Sporting, representantes portugueses na Liga Europa de futebol, já garantiram um milhão de euros de encaixe pela participação na fase de grupos da prova, que distribui um total fixo possível de 6,4 milhões de euros.

As duas equipas lusas já garantiram 640 mil euros pela presença nos grupos L e C, respectivamente, além de um total de 360 mil euros (60 mil euros por partida) pelos seis encontros que vão disputar, de acordo com o quadro prémios monetários disponibilizado pela UEFA.

Além destes valores, “dragões” e “leões” podem somar mais 140 mil euros por cada vitória e 70 mil euros por cada empate, nas partidas em casa e fora frente a Besiktas, CSKA Sofia e Rapid Viena, no caso dos portistas, e Lille, Levski Sofia e Gent, no caso dos lisboetas.

A qualificação para os 16/avos de final, pela qual lutam 48 clubes, vai valer mais 200 mil euros, enquanto a presença nos oitavos de final equivale a um prémio de 300 mil euros.

No caso de apuramento para os quartos de final, as equipas vão receber mais 400 mil euros, ao passo que um lugar entre as quatro “sobreviventes” dá mais 700 mil euros.

Na final, o vencedor terá um prémio de três milhões de euros, cabendo ao vencido dois milhões de euros, num máximo possível de 6,44 milhões de euros, sem contabilizar as verbas provenientes da redistribuição dos proveitos com transmissões televisivas e publicidade estática (“market pool”).

A UEFA prevê ainda distribuir um total de 60 milhões de euros nesta modalidade flutuante do “market pool”, calculada mediante o desempenho desportivo doméstico das equipas na temporada transacta e a progressão das mesmas na actual edição da Liga Europa.

Ainda segundo a UEFA, o total de receitas em jogo da fase de grupos desta segunda prova continental em diante cifra-se em cerca de 200 milhões de euros, o que representa um aumento de 10 por cento em relação à época anterior.