FC Porto e Sporting estreiam-se hoje na fase de grupos da Liga Europa de futebol, resistivamente com uma recepção aos austríacos do Rapid Viena e a Lille, ambos buscando os 140 mil euros da vitória.

As duas equipas já garantiram um milhão de euros pela presença nesta fase da segunda prova continental, de um total possível de 6,44 milhões de euros, sem contar com as receitas provenientes da televisão e publicidade.

No Estádio do Dragão, o treinador André Villas-Boas, que também fará a sua estreia em provas europeias como técnico principal, deve apostar no mesmo “onze” que venceu o Sporting de Braga (3-2), somando a sétima vitória oficial da época em sete partidas disputadas.

A partida diante do Rapid Viena, que será o retorno dos “dragões” ao segundo escalão europeu após a conquista da Taça UEFA em 2003, sob comando de José Mourinho, começa às 20:05 (horas em Lisboa), sob arbitragem do escocês Douglas McDonald.

No Estádio Lille Metrópole, o Sporting vai tentar voltar aos triunfos após empate caseiro sem golos diante do Olhanense, mas o treinador Paulo Sérgio, a dois dias do derby no Estádio da Luz, não poderá contar com o médio Maniche, “tocado”, nem o avançado Liedson, suspenso.

O Lille goza uma série de oito jogos europeus seguidos em casa sem derrotas, enquanto o Sporting nunca ganhou em solo gaulês num total de oito eliminatórias disputadas.

O único sucesso fora de Portugal diante de um adversário francês verificou-se num jogo de desempate (1-0) realizado em Madrid diante do Olympique Lyon, nas meias-finais da extinta Taça das Taças, prova que os “leões” viriam a conquistar.

O encontro tem lugar a partir das 20:00 (horas em Lisboa), conduzido pelo árbitro inglês Martin Atkinson.