FC Porto e Sporting cumprem na quinta-feira a terceira jornada da Liga Europa em futebol, com os “dragões” a reencontrarem Quaresma, no Besiktas, e os “leões” a poderem dar importante passo rumo à qualificação, frente ao Gent.
Os dois clubes venceram os dois primeiros jogos da prova europeia e uma nova vitória coloca-os em muito boa posição, num momento em que tanto “dragões” como “leões” lideram os respectivos grupos.
O FC Porto reparte a liderança com os turcos do Besiktas, razão pela qual o jogo de quinta-feira poderá isolar uma das equipas no comando do grupo L, onde figuram ainda os búlgaros do CSKA Sófia e os austríacos do Rapid Viena, sem qualquer ponto.
O jogo de Istambul tem um aliciante extra, por simbolizar o reencontro do extremo português Ricardo Quaresma com o FC Porto, equipa onde o jogador mais deu nas vistas e que lhe reabriu as portas da Europa.
Foi no FC Porto que o médio formado no Sporting melhor aproveitamento teve, o que lhe valeu a contratação pelo Inter Milão, mais tarde emprestado ao Chelsea, e um novo regresso a Itália, nas duas últimas épocas.
Quaresma teve dificuldade em impor-se e esta temporada, contratado pelo Besiktas, parece finalmente mostrar as qualidades que tinha nos “dragões”, assumindo muitas vezes um papel decisivo na construção e finalização.
No grupo C da Liga Europa está o Sporting, que na quinta-feira recebe os belgas do Gent, últimos do grupo, a par dos franceses do Lille, ambos com um ponto, enquanto o Levski Sófia conta com três e os “leões” com seis.
O Sporting tem tido no palco europeu uma cara diferente daquela que tem mostrado a nível interno, com exibições mais ou menos seguras (sete golos marcados e um sofrido) e que na última jornada até deram direito a uma goleada por 5-0 ao Levski Sofia.
Os “leões” têm todas as condições para manter a liderança do grupo, numa ronda em que os franceses do Lille recebem o Levski Sofia, numa discussão pelo segundo lugar.
O Atlético Madrid, dos portugueses Simão Sabrosa e Tiago, precisa de começar a mostrar o seu estatuto de vencedor da Liga Europa, numa jornada em que joga no Calderón com os noruegueses do Rosenborg.
Os “colchoneros” ocupam o último lugar do grupo B (um ponto), o qual é liderado pelo Bayer Leverkusen (quatro pontos).
Outros internacionais portugueses que poderão estar em acção são Bruno Alves, Danny e Fernando Meira, no Zenit, que lidera o grupo G e recebe os croatas do Hajduk Split, e Raul Meireles, que se encontra no irregular Liverpool.
Os "reds" são penúltimos da Liga inglesa, mas na Liga Europa lideram o grupo K com quatro pontos, visitando nesta ronda os italianos do Nápoles.
Liga Europa:
-- Programa da terceira jornada (21 Out):
20:05 (horas de Lisboa):
- Grupo A:
Manchester City, Ing – Lech Poznan, Pol.
Salzburgo, Aut – Juventus, Ita.
- Grupo B:
Atlético Madrid, Esp – Rosenborg, Nor.
Aris Salónica, Gre – Bayer Leverkusen, Ale.
- Grupo C:
Sporting, Por – Gent, Bel.
Lille, Fra – Levski Sofia, Bul.
- Grupo D:
Villarreal, Esp – PAOK, Gre.
Dínamo Zagreb, Ser – Club Brugge, Bel.
- Grupo E:
FC Sheriff, Mol – BATE Borisov, Bie.
AZ Alkmaar, Hol – Dínamo Kiev, Ucr.
- Grupo F:
Palermo, Ita – CSKA Moscovo, Rus.
Sparta Praga, Che – Lausana, Sui.
18:00 (horas de Lisboa):
- Grupo G:
Zenit, Rus – Hajduk Split, Cro.
Anderlecht, Bel – AEK Atenas, Gre.
- Grupo H:
Young Boys, Sui – Odense, Din.
Estugarda, Ale – Getafe, Esp.
- Grupo I:
Metalist Kharkiv, Ucr – Sampdória, Ita.
Debrecen, Hun – PSV Eindhoven, Hol.
- Grupo J:
Borussia Dortmund, Ale – Paris SG, Fra.
Karpaty, Ucr – FC Sevilha, Esp.
- Grupo K:
Utrecht, Hol – Steaua Bucareste, Rom.
Nápoles, Ita – Liverpool, Ing.
- Grupo L:
CSKA Sofia, Bul – Rapid Viena, Aut.
Besiktas, Tur – FC Porto, Por.