No Estádio do Dragão, um empate frente ao Besiktas (1-1) foi suficiente para o FC Porto carimbar o passaporte no Grupo L, com o colombiano Falcao a marcar para a equipa portuguesa, de grande penalidade, e Nihat para os turcos.

O encontro ficou também marcado pelas expulsões de Cristian Rodriguez, nos “dragões”, e Toraman, no Besiktas, que voltou a não contar com Ricardo Quaresma.

Este resultado mantém o FC Porto na liderança do grupo, com 10 pontos, e com o apuramento alcançado, com a “ajuda” do CSKA Sofia, que foi à Áustria vencer o Rapid Viena por 2-1.

Mais difícil foi a tarefa do Sporting, que, depois da goleada (5-1) imposta na recepção ao Gent na última jornada, desta vez saiu derrotado perante a formação belga, por 3-1.

Com sete alterações no “onze”, o Sporting ainda chegou ao intervalo em igualdade, com golos de Smolders (sete minutos) e Saleiro (38), mas o Gent aproveitou a expulsão de Abel (76) para alcançar a primeira vitória no Grupo C, através de Conte (79) e Arbeitman (82).

Mesmo assim, o Sporting continua na liderança, com quatro pontos de vantagem sobre o Lille, segundo classificado, e adversário na próxima ronda, e cinco em relação a Levski de Sófia e Gent.

O Zenit São Petersburgo, apenas com Fernando Meira na equipa titular (Bruno Alves e Danny nem se sentaram no banco de suplentes), somou a quarta vitória em tantos jogos e garantiu prematuramente um lugar nos 16avos de final, com um suado triunfo no terreno do Hadjuk Split, por 3-2.

Ao FC Porto e à formação russa juntam-se também o BATE Borisov, que venceu o Sheriff por 3-1, o CSKA Moscovo, que ultrapassou o Palermo por 3-1, e Estugarda, vencedor em Espanha, face ao Getafe, por 3-0.

No Grupo B, o português Tiago, com um grande golo, deu a vitória (2-1) ao Atlético de Madrid, detentor do troféu, na visita ao Rosenborg e, na “Poule” D, Vieirinha selou o triunfo (1-0) do PAOK Salónica na recepção ao Villarreal.

Na Polónia, o “milionário” Manchester City foi surpreendido pelo Lech Poznan, que venceu por 3-1 e “roubou” a liderança do Grupo A à formação inglesa, enquanto a Juventus continua sem vencer após ter somando o seu quarto empate, na recepção ao Salzburgo (0-0).