No sorteio de sexta-feira, os quatro clubes lusos ficam a conhecer os seus adversários nos 16 avos de final, com os “encarnados”, relegados da Liga dos Campeões, a terem como possíveis adversários Bayer Leverkusen, Liverpool, Ajax, Zenit, CSKA Moscovo ou Estugarda.

Ainda sem o primeiro lugar nos grupos da Liga Europa garantidos, os "milionários" do Manchester City, o PSV Eindhoven, o Paris Saint-Germain e o Villarreal também podem ser adversários do Benfica.

Para o campeão português, o pior dos terceiros classificados da Liga dos Campeões, Spartak de Moscovo e FC Twente, em teoria, parecem ser os clubes mais acessíveis do sorteio.

O FC Porto e o Sporting, que venceram os respectivos grupos da Liga Europa, e o Sporting de Braga, um dos quatro melhores terceiros classificados da “Champions”, surgem no sorteio com o estatuto de cabeças de série.

Ainda sem o apuramento garantido, o Atlético de Madrid, detentor do troféu, o Sevilha, o Dortmund e o Nápoles são os adversários teoricamente mais fortes das três equipas lusas.

Também os já apurados Besiktas, que não pode defrontar o FC Porto, e Glasgow Rangers, vindo da Liga dos Campeões, parecem ser clubes a evitar.

No sorteio da Liga dos Campeões, que também se realiza na sexta-feira, podem esperar-se alguns confrontos interessantes, uma vez que no pote 2 está, entre outros, o campeão europeu Inter de Milão.

Além dos “nerazzurri”, também fora dos cabeças de série estão o Lyon, semifinalista em 2010, o Marselha, o AC Milan, a AS Roma, o Valência e o Arsenal, com o FC Copenhaga a ser a equipa mais desejada deste pote.