O Sporting terá de se deslocar à Escócia no dia 17 de Fevereiro para defrontar o Glasgow Rangers na primeira-mão dos 16-avos-final da Liga Europa, sendo, depois, o segundo jogo disputado em Alvalade no dia 24 do mesmo mês.

As duas equipas já se encontraram na sua história por quatro vezes, sendo a estatística favorável aos escoceses que somam 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota diante dos leões.

Sporting e Glasgow defrontaram-se entre si, pela primeira vez, decorria a época 1971/72, na segunda ronda da Taça das Taças. Na altura, os “light blues” derrotaram os leões no Ibrox Stadium por 3-2. Porém, na segunda-mão, o Sporting deu a volta aos acontecimentos ao vencer por 4-3 e seguiu em frente na prova.

Foram precisos passarem mais 30 anos para as duas equipas se voltarem a encontrar e, dessa feita, foi o Rangers quem levou a melhor no conjunto dos dois jogos, na altura, a contar para a Taça UEFA.

Depois de um empate na Escócia a zero, o Sporting perdeu em Alvalade por 2-0 e ficou arredado dos quartos-de-final da Taça UEFA (edição 07/08).

Agora em 2011, as duas formações voltam a defrontar-se. Estes dois jogos marcam ainda o reencontro de Pedro Mendes com os seus antigos colegas. Recorde-se que o médio esteve época e meia ao serviço dos “light blues”, antes de se transferir para Alvalade.