As equipas portugueses estão a efectuar, em conjunto, a melhor época de sempre em 56 anos de história nas competições europeias de futebol, com recordes de vitórias e golos e ainda quatro formações em prova.

Em 40 jogos, os cinco conjuntos lusos já bateram por margem assinalável o máximo de vitórias (26) e de golos marcados (79) em apenas uma temporada, isto quando pela frente ainda há um mínimo de oito encontros.

O Benfica e o estreante Sporting de Braga não conseguiram progredir na Liga dos Campeões, mas “salvaram” a Liga Europa, prova em que FC Porto e Sporting superaram com facilidade a fase de grupos.

Das cinco equipas nacionais que iniciaram a campanha europeia 2010/2011, apenas o Marítimo caiu, logo no “play-off” (face ao BATE Borisov), mas, ainda assim, contribuiu com quatro triunfos e 17 golos, em seis encontros.

O conjunto insular entrou mesmo para a história, ao golear os galeses do Bangor City por 8-2, a 29 de Julho, na primeira “mão” da terceira pré-eliminatória.

Nenhuma equipa lusa marcava oito golos desde 25 de Julho de 2001 (8-0 do FC Porto ao Barry Town), nem vencia por seis tentos de diferença desde 19 de Setembro de 2002 (6-0 do FC Porto ao Polónia Varsóvia).

Em matéria de vitórias, o FC Porto (oito jogos) e o Sporting (10) contribuíram com sete e o Sporting de Braga (10) com seis, enquanto o campeão Benfica, que entrou directo na fase de grupos, alcançou apenas duas (seis).

Os 26 triunfos superaram em cinco os 21 da época passada, que constituíam recorde e tinham sido alcançados em 50 encontros.
No que respeita a golos, o recorde luso foi batido por quatro: os 79 tentos já apontados superaram os 75 de 2009/2010.

O FC Porto foi o que mais contribuiu, com 21, seguido pelo Sporting, com 20, o Marítimo, com 17, e o Sporting de Braga, com 14, enquanto o Benfica ficou-se pelos sete.

Em termos de média, ela é quase de dois golos por encontro e, a ser mantida, poderá permitir a Portugal chegar ao final da época com uma centena.

As formações lusas estão a caminho de uma época histórica, depois de várias épocas lendárias, por outros motivos, nomeadamente com a conquista dos títulos europeus, por parte de Benfica (1961 e 1962) e FC Porto (1987 e 2004).