Os dragões e os andaluzes nunca se defrontaram nas competições europeias, mas ambos têm uma longa tradição em embates com equipas do país vizinho.

Sevilha e FC Porto medem forças pela primeira vez na sua história, no jogo que marca o regresso da Liga Europa ao calendário das duas equipas.

Andaluzes e dragões não podiam ter um trajecto mais antagónico nesta temporada, pois se tudo corre bem à equipa portuguesa, nada parece ser como no passado recente da formação espanhola.

O FC Porto de André Villas-Boas detém um registo praticamente sem mácula, fruto de uma fase de grupos invicta, com cinco vitórias e um empate. Por sua vez, o Sevilha revelou-se mais irregular, passando apenas no segundo lugar do grupo J, após três vitórias, um empate e duas derrotas.

A história em branco entre os dois emblemas não é extensível ao passado com equipas do respectivo rival ibérico. Sendo esta uma primeira vez para as duas equipas, resta saber como ambas conseguirão esta quinta-feira defender o seu registo.

De facto, o Sevilha ostenta um percurso de 10 jogos, cujo saldo positivo se reflecte em cinco vitórias, três empate e dois desaires. Curiosamente, as duas derrotas foram assinadas pelo Braga na épica pré-eliminatória que levou os arsenalistas à Champions.

Já o FC Porto tem um longo percurso ainda a fazer para chegar a números positivos. São já 32 partidas com equipas de 'nuestros hermanos', contando-se 10 triunfos, cinco empates e 17 desaires.

Esta quinta-feira começa a escrever-se o primeiro capítulo da história entre Sevilha e FC Porto.