José Mourinho orientava a equipa azul e branca pela segunda vez na época 2002/2003 e com um futebol brilhante conseguiu conduzir a equipa portuguesa até à final da Taça UEFA, hoje chamada Liga Europa.

A 21 de Maio de 2003, o FC Porto e o Celtic de Glasgow defrontaram-se numa final emocionante e que terminou empatado a dois golos nos 90 minutos de jogo. Derlei apontou o único golo da primeira parte em cima do minuto 45. No segundo tempo, Henrik Larsson igualou a partida (47') mas Dmitri Alenichev (54') colocou de novo os Dragões em vantagem. O sueco Larson voltou a marcar (57') levando a partida para o prolongamento. No tempo extra, o brasileiro Derlei fez o 3-2 final, fazendo com que o FC Porto levantasse a sua primeira, e única, Taça UEFA.

O Estádio Olímpico de Sevilha, com 72 mil espectadores, foi o palco da noite de glória do FC Porto, que no seguinte conquistaria a Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen, também ao comando de José Mourinho.

Oito anos depois, o FC Porto regressa à cidade espanhola para defrontar o Sevilha, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, a extinta Taça UEFA, no estádio do clube, o Ramón Sánchez Pizjuán.