Na antevisão ao jogo desta quinta-feira, Jorge Jesus havia dito que o Estugarda poderia surgir na Luz «assustado» em virtude da dinâmica de jogo que o Benfica vem apresentado nos últimos jogos. Pois bem, esse ónus parece ter pesado mais aos próprios jogadores encarnados do que aos alemães, que chegaram a enervar as bancadas da Luz e quase levavam um empate de Lisboa.

A primeira parte foi o pior período dos encarnados no jogo e apenas nos minutos finais as águias despertaram de uma letargia que aparentemente ataca os jogadores de Jesus nos jogos da Europa.

Por seu turno, o Estugarda, que entrou expectante na Luz, pressentiu as dificuldades e ansiedade dos encarnados e foi impondo a sua táctica: fechar bem os espaços atrás e, sempre que possível, espreitar a baliza de Roberto.
O espanhol viu a bola beijar a trave no primeiro lance de perigo do jogo e nada pôde fazer quando ao minuto 26 lhe apareceu pela frente Harnik. O avançado surgiu isolado e, sem dificuldade, aplicou um chapéu a Roberto, consumando a vantagem germânica.

A segunda parte trouxe um Benfica mais afoito mas nem sempre clarividente na hora de atacar. Nesta fase, destacou-se Ulreich. O guarda-redes alemão parou com êxito um remate de Coentrão e aos 60’ fez a defesa da noite depois do remate de Pablo Aimar.

O Benfica crescia e aos 70’ Cardozo voltou aos golos nos palcos europeus e aproveitou um mau alívio da defesa do Estugarda para rematar à meia volta e fora do alcance de Ulreich.

Continuou a carregar o Benfica e Jorge Jesus fez saltar do banco Kardec e Carlos Martins. O Benfica sujeitava o Estugarda a maior sufoco e Jara decidiu, à bomba, aquilo que parecia difícil com ‘meiguinhos’. O argentino arrancou um remate fortíssimo de fora da área, Ulreich ainda desviou para a trave, mas a bola entrou mesmo, com Cardozo ainda a aparecer para confirmar o que já todos tinham visto. Estava feito o 2-1.

O Estugarda ainda voltou a assustar a Luz, mas o livre cobrado à entrada da área embateu no poste e manteve-se a tangencial mas preciosa vantagem dos encarnados, que nos minutos finais assustaram realmente o Estugarda com uma avalanche de lances de perigo.

Contudo, manteve-se o 2-1 e para a semana o Benfica terá de confirmar esta vantagem na Alemanha, onde nunca ganhou em jogos a contar para as competições europeias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.