Craig Thomson foi o árbitro nomeado pela UEFA para o embate entre Sevilha e FC Porto, referente aos 16 avos-de-final da Liga Europa, e já deu provas de estar habituado a ambientes adversos.

No currículo deste juiz escocês destacam-se dois jogos recentes que ficaram marcados pela polémica. A 12 de Outubro de 2010, Thomson não permitiu mais do que sete minutos de jogo no Itália-Sérvia, da fase de apuramento para o Euro’2012, devido à violência dos adeptos forasteiros. A UEFA daria posteriormente a vitória à ‘Squadra Azzurra’ (3-0).

Cerca de um mês depois e o escocês teria nova controvérsia numa partida sob a sua jurisdição. O Ajax-Real Madrid, da fase de grupos da Liga dos Campeões, terminou com uma vitória da equipa de José Mourinho por 4-0, mas para a história ficaram as duas alegadas ‘expulsões forçadas’. Sergio Ramos e Xabi Alonso viram ambos o cartão vermelho, só que a UEFA aplicou ainda uma multa aos dois jogadores e uma suspensão a Mourinho por conduta anti-desportiva.

No entanto, a sua carreira como árbitro internacional já remonta a 2003, estreando-se a 18 de Junho de 2004 com o jogo Irlanda do Norte-Noruega (1-4). Craig Thomson esteve ainda no Euro’2008, mas somente como quarto árbitro.

Natural de Paisley, na Escócia, onde nasceu a 20 de Junho de 1972 (38 anos), Craig Thomson desenvolve a profissão de solicitador fora do mundo do futebol.