CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS DA LIGA EUROPA

Benfica, FC Porto e Sporting obtiveram hoje resultados que lhes permite encarar com optimismo a segunda mão dos 16 avos de futebol da Liga Europa em futebol, enquanto o Sporting de Braga, mesmo derrotado, ainda pode sonhar com o apuramento.

Dos quatro clubes portugueses hoje em acção, o FC Porto foi o que ficou em melhor posição, ao vencer em casa dos espanhóis do Sevilha por 2-1, num jogo em que Rolando, aos 58 minutos, e Guarin, aos 85, anotaram os tentos "azuis e brancos", enquanto Kanoute, aos 65, marcou o tento que ainda dá alguma esperança aos andaluzes na segunda mão, agendada para 23 de Fevereiro.

Na Luz, o Benfica, motivado pela sua recente onda de vitórias, foi surpreendido logo aos 21 minutos com o golo de Martin Harnik, mas, na etapa complementar, o "onze" comandado por Jorge Jesus deu a volta e venceu a partida por 2-1, com um golo de Oscar Cardozo, aos 70, e outro de Franco Jara, aos 81.

Um golo de Matias Fernadez, a um minuto do termo do tempo regulamentar, permitiu ao Sporting sair de Glasgow com uma igualdade (1-1), deixando boas perspectivas para a segunda mão, dentro de uma semana, em Alvalade. Steven Whittaker, aos 66 minutos, adiantou a equipa do Rangers.

Apesar de derrotada na Polónia, a equipa do Sporting de Braga ainda continua com esperanças de seguir em frente, já que o resultado adverso de 1-0 - golo de Artoms Rudnevs, aos 72 minutos -, permite à equipa "arsenalista" dar a volta na segunda mão diante do Lech Poznan.

Em relação aos possíveis futuros adversários, também é o FC Porto quem está mais perto de conhecer o seu, caso ultrapasse os espanhóis, já que os russos do CSKA Moscovo foram à Grécia vencer o PAOK Salónica, que contou hoje com o português Vieirinha nos 90 minutos, por 1-0, golo de Tomas Necid, aos 29 minutos.

Os restantes possíveis adversários das equipas portuguesas que seguirem em frente empataram os embates em que estão envolvidos.

Na Bielorrússia, o BATE Borisov empatou 2-2 na recepção aos franceses do Paris Saint-Germain, confronto em que sairá o oponente do Benfica caso os "encarnados" sigam em frente, enquanto em França, o Lille, que até foi adversário do Sporting na fase de grupos, empatou igualmente a 2-2 com os holandeses do PSV Eindhoven, numa eliminatória em que o vencedor medirá forças com a equipa "leonina".

Finalmente, do duelo de possíveis adversários do Sporting de Braga, o nulo persistiu no jogo entre os checos do Sparta de Praga e os ingleses do Liverpool.

Nos embates em que estiveram envolvidos jogadores portugueses, destaque para o jogo em Istambul entre os turcos do Besiktas, de Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes e Hugo Almeida, e os ucranianos do Dinamo de Kiev, que os forasteiros venceram por 4-1.

Com Hugo Almeida no banco, entrou aos 69 minutos, Ricardo Quaresma evidenciou-se pelas melhores e pelas piores razões. Aos 37 minutos, anotou o tento que seria o empate, mas "borrou a pintura" aos 90, quando foi expulso, numa altura em que a sua equipa já perdia por 4-1.