O FC Porto igualou hoje o seu recorde de vitórias numa só temporada nas taças europeias de futebol, ao somar em Sevilha (2-1) o oitavo triunfo na Liga Europa em 2010/2011.

Os comandados de André Villas-Boas disputaram nove embates e cederam apenas um empate, igualando, assim, os oito triunfos de 2002/2003, época em que conquistaram, sob o comando de José Mourinho, a Taça UEFA.

Na primeira época completa no Dragão do actual treinador do Real Madrid, o FC Porto realizou, no entanto, um total de 13 jogos, concluídos com oito triunfos, o último na final (3-2 ao Celtic, após prolongamento), dois empates e três derrotas.

Na presente temporada, os “dragões” começaram por afastar os belgas do Genk, no “play-off”, com dois triunfos (3-0 fora e 4-2 em casa).

Depois, na fase de grupos, o FC Porto arrancou o Grupo L com mais três triunfos (3-0 aos austríacos do Rapid Viena, 1-0 ao CSKA de Sófia, na Bulgária, e 3-1 no reduto dos turcos do Besiktas).

Ao quarto jogo na fase de grupos, os comandados de André Villas-Boas cederam o que é até agora o único empate: 1-1 em casa, com o Besiktas – Nihat Kahveci “anulou” o tento inaugural do colombiano Falcao, de grande penalidade.

Após esse “nulo”, o FC Porto voltou aos triunfos: ganhou 3-1 ao Rapid Viena, na Áustria, debaixo de neve, e recebeu e bateu o CSKA de Sófia pelo mesmo resultado.

Hoje, em Sevilha, perto do estádio onde em 2002/2003 selou o triunfo na Taça UEFA, o conjunto “azul e branco” bateu o Sevilha por 2-1, com tentos de Rolando e do colombiano Guarin, este aos 85 minutos, após Kanouté empatar o jogo.

No total, o FC Porto soma agora oito vitórias e um empate, com 23 golos marcados e sete sofridos, pelo que pode bater quarta-feira o recorde, se bater em casa o Sevilha e somar o novo triunfo europeu em 2010/2011.