O FC Porto pode igualar quarta-feira o recorde português de triunfos (nove) numa só época nas taças europeias de futebol, caso vença no Dragão o Sevilha, na segunda “mão” dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Depois de, com a vitória por 2-1 em Espanha, ter igualado quinta-feira o máximo do clube, que havia sido conseguido em 2002/2003, na Taça UEFA, sob o comando de José Mourinho, o FC Porto pode agora “imitar” a versão 2004/2005 do Sporting e a 2009/2010 do Benfica.

Em apenas nove jogos, o “onze” de André Villas-Boas já conseguiu oito triunfos, quando, em 2002/2003, o actual técnico do Real Madrid precisou de 13 embates para conseguir o mesmo número de vitórias.

O jovem treinador do FC Porto tem, assim, a possibilidade de chegar, em escassos 10 embates, à nona vitória, quando o Sporting e o Benfica precisaram de 13 – os “leões” perderam os dois últimos e os “encarnados” o derradeiro.

Caso derrotem o Sevilha, num embate em que até um desaire por 1-0 chega para conseguir o apuramento, os “azuis e brancos” garantem mais dois jogos, pelo que ficarão em excelente posição para superar o recorde.

Na presente temporada, não é, no entanto, apenas o FC Porto que “corre” por este recorde, pois o Sporting já soma sete triunfos e recebe quinta-feira o Glasgow Rangers (1-1 na Escócia), podendo somar o oitavo.

Por seu lado, o Sporting de Braga também não está muito atrás: se vencer quinta-feira, na recepção ao Lech Poznan (0-1 na Polónia), contabiliza o sétimo, igualando o seu melhor registo de sempre – sete em 2008/2009, com Jorge Jesus.

Nestas contas “arsenalistas”, não entram os dois triunfos na Taça Intertoto, que confeririam ao clube minhoto nove vitórias na referida temporada.

No que respeita aos “dragões”, a aventura europeia começou com um duplo triunfo sobre os belgas do Genk, no “play-off” da Liga Europa (3-0 fora e 4-2 em casa).

Depois, na fase de grupos, o FC Porto arrancou o Grupo L com mais três vitórias (3-0 ao Rapid Viena, 1-0 ao CSKA, em Sófia, e 3-1 ao Besiktas, em Istambul).

Ao quarto jogo na fase de grupos, os comandados de André Villas-Boas cederam o que ainda é o único empate: 1-1 em casa, com os turcos – Nihat Kahveci “anulou” o tento inaugural do colombiano Falcao, de grande penalidade.

Após esse “nulo”, o FC Porto voltou aos triunfos: ganhou 3-1 ao Rapid Viena, na Áustria, debaixo de neve, e recebeu e bateu o CSKA de Sófia pelo mesmo resultado.

Quinta-feira, em Sevilha, perto do estádio onde em 2002/2003 selou o triunfo na Taça UEFA, o conjunto “azul e branco” venceu por 2-1, com tentos de Rolando e do colombiano Guarin, este aos 85 minutos, após Kanouté empatar o jogo.

No total, o FC Porto soma oito vitórias e um empate, com 23 golos marcados e sete sofridos.