O FC Porto-Sevilha de quarta-feira, referente aos 16 avos-de-final da Liga Europa de futebol, está a ser preparado pelas autoridades como um jogo de «alto risco», mas a PSP espera uma missão «sem incidentes».

«Em termos de legislação nacional e europeia, estes jogos são sempre de risco elevado, mas não haverá aquela rivalidade que acontece a nível interno», explicou o subintendente José Henriques Fernandes, para justificar a sua confiança em um dia tranquilo.

O comandante do policiamento para o desafio diz que são esperados cerca de 1000 adeptos do Sevilha, para uma previsão total de «35 a 40 mil adeptos no estádio», e que os mesmos vão chegar “«dispersos entre autocarros e em viaturas particulares, que serão a maioria».

«Esperamos que as coisas vão correr bem, mas há sempre elementos que vêm com outras intenções que não o futebol…», alertou José Henriques Fernandes, garantindo que as autoridades estão «preparadas».

A PSP vai ter a dupla missão de garantir a ordem no estádio e na cidade, principalmente na zona da Ribeira e baixa, socorrendo-se para isso de várias unidades com distintas competências.

A unidade metropolitana de informações desportivas, pelotões operacionais, equipas de intervenção rápida, equipas da divisão de trânsito e o corpo de intervenção são as diferentes valências policiais previstas para a operação de segurança.

«Vai ser uma intervenção mais de visibilidade do que de ostensividade. A missão é garantir a ordem e tranquilidade pública, evitar desacatos entre adeptos das duas equipas», resumiu.

A PSP aconselha ainda a ida atempada para o Estádio e a utilização dos transportes públicos.