O inglês Mike Dean vai dirigir quinta-feira a deslocação do Benfica a Estugarda, na segunda mão dos 16/avos-de-final da Liga Europa de futebol, enquanto o italiano Paolo Tagliavento vai estar no Sporting-Glasgow Rangers.

De acordo com a UEFA, o Sporting de Braga recebe no mesmo dia o Lech Poznan, com arbitragem do sueco Markus Strombergsson, sendo que o organismo já tinha anunciado que o inglês Howard Webb, árbitro da final do Mundial 2010, vai dirigir quarta-feira o jogo entre o FC Porto e o Sevilha.

Em Estugarda, onde o Benfica defende uma vantagem de 2-1, Mike Dean, que nunca dirigiu equipas lusas, vai ser auxiliado pelos compatriotas Michael Mullarkey, David Richardson, Lee Robert (quarto árbitro), Anthony Taylor e Kevin Friend (árbitros adicionais).

Depois do empate em Glasgow (1-1), os “leões” recebem o Rangers, com Tagliavento a liderar uma equipa de arbitragem italiana, formada ainda por Cristiano Copelli, Massimiliano Grilli, Antonio Damato (quarto árbitro), Christian Brighi e Emidio Morganti (árbitro adicional).

Este será o segundo encontro de equipas portuguesas que o transalpino vai dirigir, depois de ter estado, já esta temporada, no empate a uma bola entre o FC Porto e o Besiktas, na fase de grupos da Liga Europa.

Derrotado na Polónia (1-0), o Sporting de Braga continua a sonhar com o apuramento num encontro que terá arbitragem de Strombergsson, que apenas ajuizou um jogo da selecção portuguesa de sub-19, a goleada sofrida com a Croácia (5-0), no Europeu de 2010.

O sueco terá a companhia dos compatriotas Henrik Andren, Peter Martinsson, Jonas Eriksson (quarto árbitro), Daniel Stalhammar e Tobias Mattson (árbitros adicionais).

Howard Webb, que também arbitrou a última final da Liga dos Campões, foi escolhido para a recepção do FC Porto ao Sevilha, num jogo em que a equipa portuguesa parte com a vantagem de 2-1.

A última vez que o árbitro esteve num jogo “europeu” do FC Porto foi na época de 2008/09, na Liga dos Campeões, e quando a equipa empatou 2-2 no Vicente Calderón frente ao Atlético Madrid, nos oitavos de final da prova.