Um 'mísero' golo pode ser suficiente para o futebol português fazer o pleno e colocar quatro equipas (Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga) nos oitavos-de-final da Liga Europa.

Um triunfo por 1-0 do Sporting de Braga, seguido de fortuna na “lotaria”, e empates a zero dos três “grandes”, sendo que os “dragões” até podem perder por 1-0, bastam para Portugal manter o seu quarteto em prova.

Numa época em que já foram pulverizados os recordes de vitórias (28) e golos (84), o FC Porto é o primeiro a entrar em acção, quarta-feira, e o que está melhor colocado para seguir em frente.

Em Sevilha, na primeira “mão”, os “dragões” somaram o oitavo triunfo na prova, em nove encontros, ao vencerem por 2-1, pelo que, podendo conceder um golo no Dragão, são claramente favoritos ao apuramento. O central Rolando e o médio colombiano Guarin selaram o triunfo dos líderes do campeonato português, que podem igualar quarta-feira o recorde luso de vitórias europeias numa época – de Sporting (2004/2005) e Benfica (2009/2010).

Por seu lado, o maliano Fréderic Kanouté marcou para os andaluzes, que, no início da época, já tinham perdido em duas vezes com o Sporting de Braga (0-1 fora e 3-4 em casa) e sido “corridos” da “Champions”.

Na quinta-feira jogam os restantes três representantes lusos e apenas um deles fora, o Benfica, que esteve a perder na Luz, mas deu a volta na segunda parte (2-1), com tentos do paraguaio Óscar Cardozo e do argentino Franco Jara.

A vantagem é curta e os “encarnados” jamais ganharam na Alemanha (18 jogos), mas o conjunto de Jorge Jesus - sem Javi Garcia, mas já com Saviola - chega moralizado, após 15 triunfos consecutivos – o último desaire foi com outros alemães, o Schalke 04 (1-2 em casa, a 07 de Dezembro).

Por seu lado, o Sporting, que não venceu nenhum dos últimos cinco jogos, também se qualificará com um “nulo”, após o 1-1 na Escócia, selado pelo suplente chileno Matias Fernandez com o fim à vista, depois de Steven Whittaker ter dado vantagem ao Glasgow Rangers.

Em termos psicológicos, as duas equipas também chegam empatadas, já que os escoceses perderam domingo o “Old Firm” (0-3 no reduto do Celtic) e os “leões”, mesmo em vantagem numérica toda a segunda parte, perderam segunda-feira o dérbi lisboeta, na recepção ao Benfica (0-2).

Ao contrário dos três “grandes”, o Sporting de Braga não conseguiu evitar a derrota, mas só caiu por 1-0 e em condições muito adversas – sob neve e temperaturas muito negativas -, pelo que pode “virar” o Lech Poznan no seu estádio. Os polacos trazem a vantagem que lhes foi conferida pelo estónio Artoms Rudnevs, pelo que o “onze” de Domingos, dizimado por “deserções” e lesões, terá de ter paciência, até porque novo golo sofrido obrigará a marcar três.

Em caso de apuramento, o FC Porto deverá encontrar nos “oitavos” o CSKA de Moscovo (1-0 ao PAOK, em Salónica), o Benfica o Paris SG (2-2 no reduto do BATE Borisov), o Sporting o PSV Eindhoven (2-2 em Lille) e o Sporting de Braga o Liverpool (0-0 fora com o Sparta de Praga).