Estugarda e Benfica voltam a encontrar-se esta quinta-feira, depois de na semana passada as águias terem derrotado os vermelhos por 2-1, num jogo realizado no Estádio da Luz e a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

As duas equipas chegam a este jogo em estados anímicos completamente distintos: o Benfica vive o melhor momento da época, como mostram os resultados, ao passo que o Estugarda continua no fundo da tabela da Bundesliga e tem na Liga Europa a única possibilidade de não dar a presente época por fracassada.

De facto, a equipa portuguesa vive um momento alto e com números que impressionam: depois de derrotar o Sporting no dérbi lisboeta, o Benfica somou a 16ª vitória no campeonato (repondo a diferença para o líder FC Porto em 8 pontos), mas mais do que isso tratou-se da décima vitória consecutiva na principal competição nacional.

O êxito frente aos leões, aliás, constitui um novo recorde da era de Jorge Jesus à frente das águias, já que no ano passado - quando os encarnados se sagraram campeões nacionais – a melhor sequência dos encarnados foi de 9 vitórias seguidas.

Juntando a isto, o Benfica soma por vitórias todos os jogos realizados em 2011: 13 vitórias no presente ano, a que se juntam duas alcançadas ainda em 2010 e que elevam para 15 o número de jogos consecutivos que as águas levam a ganhar.

Curioso é o facto de o último desaire dos encarnados ter sido averbado precisamente frente a uma equipa alemã, o Schalke 04, que venceu o Benfica na Luz na fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Já o Estugarda vive uma fase menos gloriosa do seu historial. Os alemães foram sexto classificado no campeonato da última época, mas chegam ao encontro desta quinta-feira depois de uma pesada derrota frente ao Bayer Leverkusen (4-2) e ocupam neste momento o penúltimo lugar da Bundesliga, com apenas 19 pontos conquistados em 23 jogos e cada vez mais perto da despromoção.

No entanto, ao invés do que acontece internamente, o Estugarda tem feito uma excelente carreira nesta Liga Europa: não perde em casa há sete encontros (quatro triunfos e três empates), desde que foi derrotado pelo Sevilha na fase de grupos na Liga Europa da época passada. Além do mais, já esta temporada, os alemães somaram por vitórias os três encontros da fase de grupos desta competição. 

O Estugarda-Benfica joga-se esta quinta-feira e tem início marcado para as 20h05.