O Benfica regressa esta quinta-feira à Alemanha, onde enfrenta o Estugarda em jogo da segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa e depois de ter vencido o primeiro jogo por 2-1.

Mais do que uma eliminatória, a equipa de Jorge Jesus joga contra a história: em 18 jogos na Alemanha, os encarnados nunca conseguiram voar de volta a Lisboa com o sabor da vitória na bagagem.

Perante tais números, Jorge Jesus reage com boa disposição:

«Alguma vez tem de ganhar e espero bem que seja a próxima.» A história desta “maldição” remonta ao ano de 1962 (derrota por 3-1 frente ao Nuremberga) e na época seguinte foi o Borussia Dortmund a cilindrar o Benfica por 5-0.

Já em 1970, o FFC Victoria 91 derrotou as águias por 2-0 e em 1974 o Benfica saiu pela primeira vez da Alemanha sem ser derrotado, graças a um empate  a um golo frente ao FC Carl Zeiss Jena.

Em 1976 novo desaire e novamente por números esclarecedores: 5-1 frente ao Bayern de Munique, a que se seguiu uma vitória do FC Dynamo Dresden por 2-0. Igual resultado conseguiu o Borussia Mönchengladbach já no ano de 1978.

Em 1981 mais três confrontos: 2-2 frente ao Fortuna Dusseldorf, derrota por 2-0 frente ao FC Carl Zeiss Jena e nova humilhação em Munique com uma goleada por 4-1.

Em 1994 o Benfica voltou à Alemanha e arrancou em Leverkusen um empate a quatro bolas, mas o impiedoso Bayern de Munique devolveu os encarnados à condição de derrotado na época seguinte, voltando a aplicar a chapa 4.

Em 1998, o Kaiserslautern avolumou a lista de clubes a derrotar as águias em solo germânico e já nesta década o Nuremberga também não deixou o Benfica vencer e alcançou um empate a dois.

Em 2008 e 2010, os encarnados trouxeram de Berlim dois empates a um golo frente ao Hertha e, já esta época, o Schalke 04 foi o último opositor alemão a engrossar a lista de desaires em solo germânico, derrotando o Benfica por 2-0, naquela que foi também a última derrota dos encarnados na presente temporada.

O Estugarda-Benfica joga-se esta quinta-feira a partir das 20h05 e será arbitrado pelo inglês Mike Dean.