Portugal continua representado nas competições europeias através de FC Porto, Benfica e Braga, depois de concluída a ronda dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Ao pleno português só faltou o Sporting, com uma eliminação cruel aos pés do Glasgow Rangers.

O FC Porto tinha vencido em Sevilha na primeira mão por 2-1, com golos de Rolando e Guarín, e estava claramente na posição mais confortável para seguir em frente. Todavia, os dragões não se livraram de um susto na quarta-feira e acabaram surpreendentemente derrotados pela equipa andaluza por 0-1, com um golo do ex-portista Luís Fabiano.

O desaire não anulou a passagem da equipa de André Villas-Boas, mas manchou o percurso imaculado do FC Porto nesta época pela Europa, onde ainda não havia perdido. Pelo caminho dos dragões surge agora o CSKA Moscovo.

Quanto ao Benfica, um triunfo por 2-1 na primeira mão não era sinónimo de facilidades em Estugarda. Contudo, a equipa de Jorge Jesus arrancou uma boa exibição na Alemanha e com os golos de Salvio e Cardozo escreveu um novo capítulo da sua história em solo germânico, onde nunca tinha ganho. 

Ao 20º jogo na Alemanha os encarnados provaram uma vez mais o seu bom momento, somando 16 vitórias consecutivas, e ganham fôlego para a eliminatória com o Paris Saint-Germain.

Já o Braga conseguiu uma meritória reviravolta na eliminatória com os polacos do Lech Poznan, depois de um desaire (0-1) no primeiro desafio. Sem o frio e a neve e com o calor dos seus adeptos, a formação de Domingos Paciência teve a maturidade e a capacidade de sofrimento necessários para ser feliz.

Alan e Lima foram os artífices de mais uma bonita página dos arsenalistas na Europa e no horizonte vislumbra-se já um dos emblemas de maior tradição, o Liverpool.

Na marcha portuguesa pela Liga Europa apenas o Sporting perdeu o rumo da campanha histórica dos clubes lusos, que já somam mais pontos do que em qualquer outra temporada. Os leões até tinham conseguido um empate (1-1) interessante na primeira mão, mas repetiram o desfecho da pior forma, consentindo uma igualdade a duas bolas já nos descontos.

De pouco valeram os golos de Pedro Mendes e Yannick Djaló na triste noite de Alvalade, que sofreu o empate quando já se festejava o apuramento.

Os oitavos-de-final da Liga Europa estão agendados para os dias 10 e 17 de Março.