O Benfica pode cumprir com o Paris Saint-Germain, na quinta-feira, um ano inteiro sem ceder qualquer empate em jogos oficiais de futebol, bastando que repita qualquer resultado dos seus últimos 52 jogos.

Um ciclo que começou a contar a partir de 11 de Março de 2010, dia em que os “encarnados” obtiveram o seu último empate em jogos oficiais, num jogo referente à anterior época e quando obteve uma igualdade no Estádio da Luz com os franceses do Marselha.

O jogo dizia respeito à temporada 2009/10 e contava para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa: Maxi Pereira marcou para o Benfica e Ben Arfa igualou para os franceses, com o resultado final em 1-1.

Depois disso, o clube da Luz não soube mais o que era empatar.

Na próxima sexta-feira, um dia depois de defrontar novo clube francês (Paris Saint-Germain), também no Estádio da Luz e também na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, o Benfica pode chegar à marca de um ano sem empates.

A equipa “encarnada” já disputou 52 jogos sempre a vencer (mais vezes) ou a perder (menos) e o jogo com os franceses será o 53.º desde o empate de 11 de março de 2010.

Durante esse percurso de mais de meia centena de jogos disputados, o Benfica alcançou 40 vitórias e 12 derrotas, e em duas provas (Taça de Portugal e Taça da Liga) só conheceu o sabor da vitória.

Na Liga portuguesa concentram-se, naturalmente, o maior número de jogos, num acumulado entre as duas épocas de 30 jogos – igual a uma temporada inteira -, com 24 triunfos e seis derrotas (cinco das quais esta temporada).

Recuando para o último empate que o Benfica sofreu num jogo da Liga a contabilidade até já excedeu um ano: foi a 06 de Fevereiro de 2010, com uma igualdade a 1-1 no Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal.

Um jogo em que o avançado paraguaio do Benfica, Óscar Cardozo, até falhou uma grande penalidade nos instantes finais.

Desde essa data, os "encarnados" têm entre as duas temporadas 33 jornadas (mais de uma época inteira) em jogos de campeonato sem qualquer empate: 11 respeitantes à época transacta (10 vitórias e uma derrota) e 22 da actual (cinco derrotas e 17 vitórias).

A escassez de igualdades parece ilustrar a filosofia atacante defendida por Jorge Jesus, num percurso praticamente sem meio-termo, de muitos triunfos e algumas derrotas.

A inexistência de empates num campeonato é algo muito raro de encontrar na história da equipa de futebol do Benfica, mas é possível, sendo preciso recuar até à época de 1942/43, numa Liga com apenas 10 clubes.

Os “encarnados” terminaram a prova sem empatar, com 15 vitórias e três derrotas (num total de 18 jogos) e numa edição em que se sagraram campeões à frente de Sporting e Belenenses, os “azuis” em terceiro e também sem empates (e mais uma derrota).

Um acontecimento de tão inédito que é preciso retroceder 68 anos num campeonato “minimalista” (a 10 equipas) ou 69 anos para uma Liga a 12 clubes (em 1941/42), onde também terminou sem empates e foi campeão (19 vitórias e três derrotas).

Ainda mais longínqua é a temporada de 1936/37 – aqui reduzida a oito clubes –, com o Benfica novamente sem empates (12 vitórias e duas derrotas) e com o título de campeão.