Sporting de Braga

08-03-2011 09:49

Liverpool é a nova "missão impossível"

Sporting de Braga recebe o Liverpool na quinta-feira a partir das 18 horas, em jogo da primeira mão dos oitavos da Liga Europa.
Liverpool é a nova

Por Sapo Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Sporting de Braga tem pela frente nova “missão impossível” em 2010/2011, pois uma inédita presença nos quartos de final de uma competição europeia de futebol passa por eliminar o “gigante” Liverpool.

Numa temporada que, aconteça o que acontecer, ficará para sempre na história dos minhotos, o “onze” de Domingos Paciência vai tentar mais um “milagre”, na Liga Europa, a juntar aos muitos que tem conseguido ao longo da época.

O acesso à Liga dos Campeões parecia demasiado complicado, mas, contra todas as probabilidades, o Sporting de Braga superou Celtic (3-0 em casa e 1-2 fora) e Sevilha (1-0 em casa e categóricos 4-3 fora).

Depois, na fase de grupos, e perante Arsenal, Shakhtar Donetsk e Partizan, também pouco se podia pedir, mas os minhotos, mesmo começando com uma goleada em Londres (0-6) e um pesado desaire caseiro com os ucranianos (0-3), salvaram a Liga Europa.

Ao 0-9, os “arsenalistas” responderam com três vitórias consecutivas, a última na recepção ao Arsenal, por claros 2-0, e ainda foram para a última ronda, na Ucrânia, a sonhar com os “oitavos” da “Champions” (perderiam 2-0).

Na Liga Europa, o Sporting de Braga não teve pela frente, a abrir, um adversário muito cotado, mas sentiu muitas dificuldades na neve, na Polónia (0-1), e foi preciso mais uma dose de heroísmo para afastar o Lech Poznan (2-0).

Agora, com o Liverpool, que a época passada eliminou o Benfica nos “quartos”, o “duelo” começa no Axa, e o “onze” minhoto, dizimado por lesões e sucessivas partidas de jogadores, procura novo feito, face a um conjunto moralizado.

Os “reds” não estão a efectuar uma época brilhante e já mudaram de técnico, sendo agora liderados pelo escocês Kenny Dalglish, mas, na última ronda, receberam e bateram o líder Manchester United (3-1) e, no sexto lugar, ainda sonham com a “Champions”, ao acesso dos quatro primeiros.

Com Raul Meireles em “grande”, o Liverpool é claramente favorito, mas isso não é problema para o conjunto de Domingos, que também surge moralizado, depois de ter acabado com uma série de 18 vitórias consecutivas do campeão Benfica (2-1) e relançado a candidatura europeia.

Nas anteriores presenças nos “oitavos” (Taça UEFA), os bracarenses caíram perante o Tottenham, em 2006/2007 (dois desaires por 3-2), e o Paris Saint-Germain, em 2008/2009 (0-0 em França e 0-1 em casa, batidos por Guillaume Hoarau).

Caso arranque os “oitavos” com um triunfo, o Sporting de Braga soma o oitavo e supera o seu máximo de sempre numa época, os sete de 2008/2009, com Jorge Jesus.