Depois de ter vencido o Benfica por 2-1 na I Liga, o Sporting de Braga voltou a vencer, desta vez o Liverpool, por 1-0, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, no Estádio Axa, em Braga. Alan foi o autor do único golo ao minuto 18.

O árbitro belga assinalou grande penalidade depois de Kyrgiakos fazer falta sobre Mossoró. Alan foi chamado a marcar e não falhou. O guarda-redes espanhol Reina ainda adivinhou a direcção mas não chegou a tempo de parar o único golo para os minhotos no desafio.

Perto do minuto 38, numa boa jogada construída pelo ataque bracarenses, o lateral esquerdo Sílvio enviou a bola à trave, dando indícios que a formação lusa, depois de golo, continuava a acreditar num resultado mais dilatado até ao intervalo, mas assim não aconteceu.

Na segunda parte, o técnico da formação inglesa, Kenny Dalglish, colocou o reforço de inverno Andy Carrol, para o lugar de Poulsen, e a entrada teve efeitos imediatos no Liverpool. A equipa tornou-se mais ofensiva e foi a mais perigosa do segundo tempo, com Kuyt, Cole e Carrol em destaque.

Nota ainda para o internacional português Raul Meireles, sendo o jogador que apontou todos os livres de bola parada.

Por volta do minuto 69, Domingos Paciência tirou o médio Mossoró para colocar o defesa Paulão, que regressou após enfrentar algum tempo de paragem, evidenciando que o Sporting de Braga queria segurar e levar a vantagem mínima para Anfield Road, onde joga na próxima semana, quinta-feira.

Sporting de Braga consegue desta forma uma importante vitória, contrariando, uma vez mais, o favoritismo de um “gigante” da Europa. Recorde-se que o Liverpool já foi campeão por três vezes nesta prova.

A segunda mão, e derradeira desta eliminatória, está marcada para dia 17 de Março, quinta-feira, onde a equipa minhota poderá voltar a fazer história caso consiga a primeira passagem aos quartos-de-final da prova secundária da UEFA.