O Dinamo Kiev surpreendeu hoje o milionário Manchester City e bateu a equipa inglesa, por 2-0, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa de futebol, uma ronda também marcada pelo pleno das equipas portuguesas.

Na capital ucraniana, o veterano Shevchenko regressou às boas exibições nas competições europeias e abriu caminho para o triunfo da sua equipa na primeira parte, enquanto Gusev fez o resultado final já nos minutos finais.

O Manchester City, uma das formações candidatas a conquistar a prova, precisa agora de vencer os ucranianos por mais de dois golos de diferença para evitar a eliminação.

Numa noite de pesadelo para as equipas inglesas, o Liverpool foi ao Minho perder, por 1-0, frente ao Sporting de Braga, com o brasileiro Alan a marcar o único golo da partida, aos 18 minutos, de grande penalidade.

O Benfica também se colocou em vantagem na eliminatória mas teve que suar bastante para vencer, na Luz, o Paris Saint-Germain, por 2-1.

Luyindula marcou primeiro para os franceses, que desperdiçaram inúmeras oportunidades de golo na primeira parte, mas Maxi Pereira e Jara protagonizaram a reviravolta no marcador e garantiram o triunfo dos “encarnados”.

Na Rússia, o FC Porto também obteve uma preciosa vitória frente ao CSKA Moscovo, por 1-0, e ficou em boa posição para seguir para os “quartos”.

O colombiano Guarin foi a surpresa no “onze” de André Villas-Boas e fez o único tento da partida, aos 70 minutos, num remate de belo efeito.

À semelhança dos ingleses, as equipas russas também tiveram uma noite bem difícil e só o Spartak Moscovo alcançou um resultado positivo, e inesperado, ao vencer o Ajax, por 1-0, em Amesterdão.

O Zenit São Petersburgo, com os portugueses Bruno Alves, Fernando Meira e Danny no “onze”, foi mesmo a equipa que ficou com a vida mais complicada na prova, ao perder por expressivos 3-0 no terreno do Twente, formação treinada pelo belga Preud'homme, antigo guarda-redes do Benfica.

O avançado De Jong foi a grande figura dos actuais campeões holandeses ao assinar um “bis”.

No encontro mais emotivo da ronda, o Villarreal foi à Alemanha bater o Bayer Leverkusen, por 3-2, com o brasileiro Nilmar a marcar o tento do triunfo em cima do minuto 90.

Na Holanda, PSV Eindhoven e Glasgow Rangers, “carrasco” do Sporting, empataram a zero.

Os jogos da segunda mão dos “oitavos” estão agendados para 17 de Março.