Desde 1955/56, época em que o Sporting marcou a estreia lusa na Europa (3-3 com o Partizan), nunca uma equipa nacional atingiu os dois dígitos de triunfos, sendo que, para já, os três “grandes” partilham o recorde, com nove vitórias.

O “onze” de André Villas-Boas, que já superou o máximo do clube (as oito vitórias de 2002/2003, com José Mourinho), igualou os feitos de Sporting, em 2004/2005, com José Peseiro, e do Benfica, a época passada, já com Jorge Jesus.

O jovem treinador do FC Porto tem agora a possibilidade de chegar, em apenas 12 embates, a uma inédita 10.ª vitória, numa época europeia em que os “dragões” só “falharam” duas vezes e em casa (1-1 com o Besiktas e 0-1 com o Sevilha).

Na segunda competição europeia pela primeira vez desde 2002/2003, época em que venceu a Taça UEFA, o FC Porto começou por somar dois triunfos no “play-off” de acesso à Liga Europa, face ao Genk (3-0 fora e 4-2 em casa).

Depois, na fase de grupos, a sequência de triunfos consecutivos cresceu para cinco: 3-0 ao Rapid Viena, no Dragão, 1-0 ao CSKA de Sófia, na Bulgária, e 3-1 ao Besiktas, em Istambul, na Turquia.Ao sexto jogo europeu, os “azuis e brancos” empataram com os turcos, mas, até ao final da fase de grupos, somaram mais dois triunfos, por 3-1, na neve de Viena, onde reviveram o título europeu de 1987, e na recepção ao CSKA.
O oitavo triunfo da época aconteceu em Sevilha (2-1), na primeira “mão” dos 16 avos de final, e, após o desaire caseiro com os andaluzes (0-1), o nono foi conseguido no “gélido” reduto do CSKA de Moscovo (1-0).

O FC Porto está perto de bater o recorde de triunfos de uma equipa lusa em apenas uma temporada, sendo que já superou o de sucessos em reduto alheio, onde está 100 por cento vitorioso (seis vitórias em seis jogos).

Na presente temporada, não é, porém, apenas o FC Porto que pode bater este recorde, pois o Sporting de Braga está por perto: se lograr o imenso feito de ganhar quinta-feira em Liverpool, contabiliza também o nono triunfo.

Com a vitória caseira sobre os ingleses, no Axa (1-0), os “arsenalistas” superaram o seu melhor registo de sempre – oito, contra os sete de 2008/2009, com Jorge Jesus, numas contas em que não entram os dois triunfos na Taça Intertoto.