Dia histórico para o futebol português com as três equipas portuguesas (FC Porto, Sporting de Braga e Benfica) a garantirem a passagem aos quartos-de-final na prova da UEFA.

No Estádio do Dragão, a formação azul e branca, apontada como uma das favoritas a vencer esta edição da Liga Europa, fez, esta quinta-feira, uma prestação sólida, competente e segura na recepção aos moscovitas, que a levou à vitória por 2-1, com os golos a serem apontados no primeiro tempo por Hulk (48 segundos) e Guarín (23’).

O FC Porto começou o desafio da melhor forma no Estádio do Dragão. Hulk inaugurou o marcador aos 48 segundos na conversão de um livre directo traiçoeiro que “baralhou” o guardião dos moscovitas. O Dragão assistiu ao golo mais rápido desta edição da Liga Europa.

O CSKA de Moscovo não acusou o golo e começou a carregar sobre a equipa portuguesa, fruto disso foi uma bola à trave num cabeceamento do brasileiro de Vagner Love.

A meio da primeira parte, Freddy Guarín, autor do golo solitário na Rússia na primeira mão, voltou a fazer das suas e colocou a equipa azul e branca a vencer por 2-0, graças à ajuda do desentendimento entre a defesa russa e o guarda-redes Akinfeev. O jovem colombiano James aproveitou esse erro e cruzou para o conterrâneo Guarín que só teve de empurrar a bola para dentro.

Os adeptos portistas presentes (cerca de 38 mil) no Estádio do Dragão continuaram a fazer a festa nas bancadas mas esta foi interrompida quando Tosic, aos 29 minutos, fez o golo para os moscovitas, reduzindo a desvantagem.

No segundo tempo, André Villas-Boas “lançou” Belluschi para o lugar de James Rodríguez para dar mais consistência ao meio-campo azul e branco e o argentino, no tempo que esteve presente em campo, conseguiu-o de forma exemplar.

O FC Porto conseguiu colocar a bola pela terceira vez dentro da baliza do CSKA de Moscovo mas a equipa de arbitragem anulou o golo a Rolando por achar que o central introduziu a bola com a mão.

Nota ainda para o brilhante comportamento da defesa dos Dragões, com destaque para os centrais Rolando e Otamendi.

Com esta vitória o FC Porto junta-se ao Benfica (eliminou o PSG) e Sporting de Braga (eliminou o Liverpool) na passagem aos quartos-de-final da Liga Europa, cujo sorteio realiza-se esta sexta-feira às 12 horas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.