Para o FC Porto esta segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa será encarada como uma final, igual àquela que o Sporting teve de enfrentar em 2005, em pleno Alvalade, quando deixou escapar o troféu para os russos ao perder por 3-1.

João Moutinho, então ao serviço do Sporting, alinhou no onze inicial para a final de 18 Maio de 2005 e viu a sua equipa inaugurar o marcador, por intermédio do brasileiro Rogério, augurando uma noite feliz para os Leões.

Assim não aconteceu porque enfrentavam um poderoso CSKA de Moscovo que soube abstrair-se das hostilidades dos verdes e brancos e dar a volta ao resultado, marcando três golos (Aleksei Berezutski, Yuri Zhirkov e Vágner Love). Nesse mesmo ano, foram os russos que eliminaram o Benfica nos 16 avos de final da prova

Vágner Love e Aleksei Berezutski ainda se mantêm na equipa do exército, alcunha dos moscovitas, enquanto Yuri Zhirkov veste agora a camisola do Chelsea de Londres.

Este é o único desafio dos oitavos de final da Liga Europa que coloca frente a frente dois antigos vencedores da antiga Taça UEFA, com o FC Porto a vencer em 2003 e o CSKA de Moscovo em 2005.

Ao intervalo da eliminatória, os Dragões recomeçam em vantagem, graças ao golo de Freddy Guarín apontado ao minuto 70 em Moscovo. O CSKA luta ainda contra as estatísticas onde mostram que os russos nunca conseguiram marcar um golo no Estádio do Dragão.

O jogo FC Porto – CSKA Moscovo está marcado para esta quinta-feira e tem início marcado para as 20h05.